Com o mote “Sinta-se bem. Sinta-se em casa”, a Bartira apresenta seu novo posicionamento e estratégia de marca, baseados nos atributos de qualidade, confiança e tradição e na essência de “Sentir-se bem”, que reforça a relação emocional com os consumidores. O projeto foi desenvolvido pelo GAD, agência de Branding. Durante seis meses, a consultoria definiu a estratégia, posicionamento e nova identidade da marca. E agora lidera implantação e roll-out da marca junto a todas as áreas da empresa.
A marca, que conta com mais de 50 anos de história, ganhou nova identidade visual e linguagem. A antiga logomarca foi modernizada e recebeu novas cores (azul e o vermelho), grafia mais leve e despojada, o que remete à essência da nova marca que é “sentir-se bem”. Sem deixar de lado aspectos como qualidade e custo-benefício, a Bartira se apresenta democrática, acolhedora e alegre. Dessa forma, nasceu a assinatura “Sinta-se bem. Sinta-se em casa”, que reforça os atributos emocionais da marca.
Entre as principais mudanças, está a ampliação do portfólio que se tornou mais completo, expandindo de “soluções para quarto e cozinha” para “soluções para toda a casa”. Serão cerca de 100 novos itens, totalizando mais de 500 produtos em sete categorias, incluindo cadeiras, sofás, poltronas, camas, peças para escritório, diferentes tipos de mesas, racks, colchões, entre outros itens para compor a casa do cliente.
“O Gad tem atuado como um parceiro estratégico da Via Varejo em todo o processo de lançamento e implantação da marca, em todas as frentes da empresa, desenvolvimento de novo portfólio de produtos, embalagem, campanhas de lançamento e ativação do novo posicionamento, além do desenvolvimento de serviços exclusivos da marca, canais de atendimento, comunicação interna, entre outros. O objetivo é fazer com que Bartira seja a melhor opção em marcas de móveis no país, entregando o melhor custo-benefício: qualidade e durabilidade dos produtos através de um custo acessível”, destaca Luciano Deos, presidente do GAD.
Outra mudança acontece no relacionamento com o cliente. Os consumidores da marca passam a contar com canais de atendimento exclusivos, por meio de chat, e-mail, redes sociais e telefone. Como parte do processo de transformação digital pelo qual a Via Varejo está passando, a Bartira já conta com um novo site institucional que, posteriormente, se tornará um e-commerce, potencializando ainda mais o alcance dos clientes aos produtos e serviços da marca.
Ampliando a experiência digital, através da tecnologia de realidade virtual, já disponível em algumas lojas, o cliente poderá simular ambientes e produtos, visualizados por meio de óculos de projeção que possibilitam a navegação por um portfólio amplo e também a escolha de cores, tamanhos e formatos dos móveis.
Atualmente, as peças podem ser adquiridas nos sites da Via Varejo (casasbahia.com, extra.com, pontofrio.com e barateiro.com), das 978 lojas físicas das Casas Bahia e Pontofrio, que gradualmente passam a contar com exposição em áreas dedicadas apenas a produtos Bartira, com ambientação adequada para cada linha da marca, o que ajuda a traduzir esse novo posicionamento.