Pedro Cruz, que desde 2013 é Chief Operations Officer (C.O.O.) da FCB Brasil, vai acumular novas responsabilidades a partir deste mês de outubro: ele acaba de ser nomeado Chief Culture Officer (C.C.O.) da operação brasileira. Com este cargo, Pedro Cruz se torna também responsável pela concretização dos valores FCB – tanto internamente, na agência, quanto para o mercado.
“A publicidade influencia e é influenciada pela sociedade e pela cultura onde ela está inserida. Nós nos alimentamos de uma fonte que também sofre a nossa influência – o que a torna eterna e incontrolavelmente mutável. Para permanecermos relevantes é fundamental decodificar os sinais emitidos pela sociedade e saber usá-los de forma inspiradora”, diz Pedro.
Várias empresas já apostam na figura do Chief Culture Officer. Entre elas, estão o Google, Nike e Apple. O C.C.O. funciona como um tradutor: decodifica o ambiente externo para alimentar o interno, com a intenção de devolver para o mercado um produto mais relevante e inspirador.
Esta nova função estabelece uma tangente com a operação inteira – do RH ao Financeiro – da definição de métodos e processos internos ao uso da tecnologia no desenvolvimento de um produto criativo arrojado.
Esta moderna visão da cultura empresarial foi descrita pelo antropólogo canadense Grant McCraken, no livro “Chief Culture Officer”, eleito um dos melhores livros de inovação pela Businesswek, em 2009.