sexta-feira, abril 19, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasEstalo aposta nas ativações regionais como estratégia para marcas

Estalo aposta nas ativações regionais como estratégia para marcas

Homenagear as cidades e seus moradores, unindo registros de muita emoção, legados e personalidades que, mais tarde, serão eternizados pelas mãos dos artistas locais. Esse é o mote da ativação criada pela agência de marketing 360 Estalo para comemorar os 30 anos da Qualy, da BRF. A campanha inclui as três localidades onde a marca é produzida: Paranaguá (PR), Uberlândia (MG) e Vitória de Santo Antão (PE). Sucesso na interação com o público e nas metas de exposição, a iniciativa destaca a relevância cada vez maior do conhecimento e da capilaridade regional na estratégia de marketing das empresas.

“O objetivo de qualquer ativação, ou seja, proporcionar uma experiência positiva do consumidor e estreitar a proximidade, promovendo a fidelização com a marca, já é por si só desafiador em projetos de nível nacional, mas quando falamos de alcançar os públicos regionais, é preciso que a agência tenha um amplo conhecimento não só do cliente, mas das localidades, seus costumes, trajetórias e memórias afetivas específicas”, destaca Marcela Oliveira, sócia-diretora da Estalo. “Nossa própria história como empresa começou em Salvador, e depois fomos crescendo pelo Brasil, então entender como se dá essa interação em uma escala regional e aproveitar o que ela traz de melhor para as marcas é nosso dia a dia”.

A executiva ressalta que, no caso da Qualy, um dos fatores fundamentais na elaboração dessa ativação foi a profunda ligação da marca com o desenvolvimento econômico e social das cidades em que atua. “Paranaguá, a cidade paranaense mais antiga, foi onde a Qualy nasceu, em 1991, e que hoje abriga a planta que é a maior e mais importante fábrica de margarinas da América Latina”, descreve Marcela. “A empresa cresceu junto com o município, chegando depois a Uberlândia e Vitória de Santo Antão, então nada melhor para marcar seus 30 anos do que destacar a relevância que esses lugares e seus moradores representaram nesse percurso”, aponta.

A dinâmica da ativação da Qualy reserva espaço ainda para valorizar o talento local e eternizar esse momento. “Convidamos os moradores de Paranaguá a compartilharem suas histórias, seja com a cidade ou com a marca, e as duas melhores histórias serão transformadas em obras de arte, no Aquário da cidade, pelo artista paranaguara Gio Negromonte”, acrescenta Marcela. “Já em Uberlândia e Vitória de Santo Antão, o público votou na arte que considera que mais representa a cidade, e que será materializada em espaços públicos pelos artistas Dequete e Jack Nansei, compondo novos pontos turísticos”, detalha a sócia-diretora da Estalo.

Nesse contexto, outra forma de engajar o consumidor é trabalhar com as tradições regionais mais queridas pelos brasileiros, como as festas juninas. Há mais de uma década promovendo campanhas e eventos nas datas mais especiais da região Nordeste, a Estalo criou para a marca Bohemia, da Ambev, uma ativação nacional, mas que traz a cada um a oportunidade de lembrar e vivenciar o melhor dessa época do ano. Denominada São João Bohemia, a ação vai sortear vales-compras e frigobares personalizados, recheados com as latinhas do produto, entre o público que adquirir seis unidades da marca e cadastrar seu cupom fiscal no hotsite. Mas o melhor fica para o final: duas viagens com acompanhante para curtir as melhores festas juninas do Brasil em 2022.

Artigos relacionados

Novidades