Estalo aposta nas ativações regionais como estratégia para marcas

Homenagear as cidades e seus moradores, unindo registros de muita emoção, legados e personalidades que, mais tarde, serão eternizados pelas mãos dos artistas locais. Esse é o mote da ativação criada pela agência de marketing 360 Estalo para comemorar os 30 anos da Qualy, da BRF. A campanha inclui as três localidades onde a marca é produzida: Paranaguá (PR), Uberlândia (MG) e Vitória de Santo Antão (PE). Sucesso na interação com o público e nas metas de exposição, a iniciativa destaca a relevância cada vez maior do conhecimento e da capilaridade regional na estratégia de marketing das empresas.

“O objetivo de qualquer ativação, ou seja, proporcionar uma experiência positiva do consumidor e estreitar a proximidade, promovendo a fidelização com a marca, já é por si só desafiador em projetos de nível nacional, mas quando falamos de alcançar os públicos regionais, é preciso que a agência tenha um amplo conhecimento não só do cliente, mas das localidades, seus costumes, trajetórias e memórias afetivas específicas”, destaca Marcela Oliveira, sócia-diretora da Estalo. “Nossa própria história como empresa começou em Salvador, e depois fomos crescendo pelo Brasil, então entender como se dá essa interação em uma escala regional e aproveitar o que ela traz de melhor para as marcas é nosso dia a dia”.

A executiva ressalta que, no caso da Qualy, um dos fatores fundamentais na elaboração dessa ativação foi a profunda ligação da marca com o desenvolvimento econômico e social das cidades em que atua. “Paranaguá, a cidade paranaense mais antiga, foi onde a Qualy nasceu, em 1991, e que hoje abriga a planta que é a maior e mais importante fábrica de margarinas da América Latina”, descreve Marcela. “A empresa cresceu junto com o município, chegando depois a Uberlândia e Vitória de Santo Antão, então nada melhor para marcar seus 30 anos do que destacar a relevância que esses lugares e seus moradores representaram nesse percurso”, aponta.

A dinâmica da ativação da Qualy reserva espaço ainda para valorizar o talento local e eternizar esse momento. “Convidamos os moradores de Paranaguá a compartilharem suas histórias, seja com a cidade ou com a marca, e as duas melhores histórias serão transformadas em obras de arte, no Aquário da cidade, pelo artista paranaguara Gio Negromonte”, acrescenta Marcela. “Já em Uberlândia e Vitória de Santo Antão, o público votou na arte que considera que mais representa a cidade, e que será materializada em espaços públicos pelos artistas Dequete e Jack Nansei, compondo novos pontos turísticos”, detalha a sócia-diretora da Estalo.

Nesse contexto, outra forma de engajar o consumidor é trabalhar com as tradições regionais mais queridas pelos brasileiros, como as festas juninas. Há mais de uma década promovendo campanhas e eventos nas datas mais especiais da região Nordeste, a Estalo criou para a marca Bohemia, da Ambev, uma ativação nacional, mas que traz a cada um a oportunidade de lembrar e vivenciar o melhor dessa época do ano. Denominada São João Bohemia, a ação vai sortear vales-compras e frigobares personalizados, recheados com as latinhas do produto, entre o público que adquirir seis unidades da marca e cadastrar seu cupom fiscal no hotsite. Mas o melhor fica para o final: duas viagens com acompanhante para curtir as melhores festas juninas do Brasil em 2022.