A Placar, que acaba de completar 45 anos de história, escolheu a Dentsu para promover o Oscar do futebol brasileiro, o Prêmio Bola de Prata, premiação anual criada pela revista em 1970. Para isso, a agência inovou e trouxe a tecnologia de realidade aumentada para unir anúncios ao mundo digital. A campanha leva aos leitores marcantes memórias deixadas por grandes craques do futebol brasileiro, como Romário, Zico e outros jogadores. Sob o conceito “Quem ganha Bola de Prata ganha um lugar na lembrança do torcedor”, a ação entra no ar este mês nas principais revistas e em pôsteres nas bancas de jornais de todo o País.
“Com essa campanha, a Dentsu nos ajudou a mostrar que existem várias formas de ligar um anúncio impresso ao mundo digital. E mais ainda, provou que uma boa ideia pode dar livre acesso a um mundo de informações, como por exemplo, o maior acervo online do futebol brasileiro, fornecido pela Placar” comenta Dulce Pickersgill, diretora-superintendente da Unidade de Negócios, Homem e Lifestyle da editora Abril.
Através do aplicativo “Bola de Prata”, produzido pela fri.to, o leitor, além de ter acesso instantâneo a um dos maiores acervos históricos do futebol nacional, poderá relembrar grandes momentos das carreiras de craques que já ganharam o prêmio. Para resgatar essas memórias, basta direcionar a câmera do celular para o anúncio e cada uma das ilustrações contidas na peça impressa se transforma em um card virtual com a foto histórica da grande jogada. No verso do card, o leitor ainda poderá ver todos os detalhes sobre aquele lance ou sobre aquela partida. No total, aproximadamente 20 cards de cada jogador estarão disponíveis no aplicativo, que é gratuito para download em smartphones Android, na loja do Google Play e para iOS na App Store.
Segundo Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu, a campanha apostou na interatividade e na paixão. “Com esses anúncios conseguimos levar ao leitor inovação, entretenimento e conteúdo sobre a trajetória do futebol. Não há, no esporte mundial, história mais rica do que a do futebol brasileiro. E a Bola de Prata da Placar é a memória viva desses últimos 45 anos” explica D’Andrea. Já para Filipe Cuvero, diretor de criação da Dentsu “na verdade, a ação cria uma coleção de cards virtuais que vão atrair antigos e novos fãs do nosso futebol – que apesar de tudo, ainda é a maior paixão de todo brasileiro”. D’Andrea completa: “Agora toda essa paixão ficará estampada na nossa memória e no nosso celular. Do impresso para o digital, com um simples click”, afirma.
Ao longo do ano, a campanha ainda contará com outros grandes nomes do futebol brasileiro que ganharam a Bola de Prata.
Ficha Técnica:
Título: Bola de Prata
Anunciante: Editora Abril
Produto: Revista Placar
Agência: Dentsu Brasil
Diretor Geral de Criação: Mario D’Andrea
Direção de Criação: Filipe Cuvero
Head Of Design: Christian Faria
Direção de Arte Off line: Felipe Faria, Marlus “ Dexter “ Lau
Direção de Arte On line: Ian Sutter
Redação: Isis Ribeiro
RTV: Deocleciano Junior, Murillo Moretti
Atendimento Agência: Mauro Rabello, Bruno Panico, Rodrigo Rossetto, Christiane Kristensen
Mídia: Marcio Zorzella
Head of Digital: Fernando Bacellar
Project Manager: Samir El Saikali
Planejamento: Newton Nagumo
Produção Gráfica: Ricardo Lopes, Rogerio Berni
Produtora de Desenvolvimento: Fri.to
Ilustração: Marlus “Dexter” Lau, Opala Rosa Choque
Aprovação: Dulce Pickersgill, Carolina Melo, Jair Oliveira