Crispin Porter + Bogusky Brasil revela um dos segredos dos fundistas de Bekoji, na Etiópia

Pouco se conhece sobre a cevada além do fato de ser um dos ingredientes da cerveja. Ela tem sido a base alimentar de um grupo de atletas campeões de Bekoji, cidade de 17 mil habitantes situada na zona rural da Etiópia e potência mundial quando o assunto é corrida de longa distância. De lá, já saíram atletas como Kenenisa Bekele (cinco medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais de Atletismo e três em Jogos Olímpicos), Tirunesh Dibaba (campeã olímpica dos 10.000 m em Pequim/2008 e recordista mundial dos 5.000 m), Derartu Tulu (bicampeã olímpica dos 10.000 m nas Olimpíadas de Barcelona/1992 e Sydney/2000), Fatuma Roba (campeã olímpica da maratona nos Jogos de Atlanta/1996) e Tiki Gelana (atual campeã olímpica de maratona). No total, a cidade coleciona 11 medalhas de ouro em Olimpíadas, 26 campeonatos internacionais e 10 recordes mundiais. Dificilmente um país no mundo consegue atingir essa marca.

Mas qual a mágica de Bekoji? Foi para responder essa pergunta que a Crispin Porter + Bogusky Brasil criou a campanha global Barley: the grain of champions (em português Cevada: o grão dos campeões). “Eu não acredito em mágica”, comenta Sentayehu Eshetu, o treinador da maior parte dos atletas campeões de Bekoji, que dá um depoimento no filme. “O treinamento é duro e eles precisam de um combustível poderoso para continuar correndo. A cevada tem muitos nutrientes dos quais os corredores precisam”, explica Eshetu.

Com concepção da CP+B Brasil, o filme integra uma campanha global veiculada em seis países (Argentina, México, Coreia, Bélgica, China e Reino Unido) e tem um só objetivo: aumentar o conhecimento das pessoas sobre os benefícios da cevada.  “Um grão milenar que não está na moda como a quinoa ou a goji berry, mas que é a base alimentar dos mais importantes corredores do mundo precisa ser redescoberto”, conta Marcos Medeiros, sócio e CCO da CP+B Brasil, que foi até a Etiópia para documentar o treinamento rigoroso dos atletas, que inclui correr cerca de 48 km por dia (mais do que uma maratona, que tem 42 km).

Todas as informações sobre a cevada e seus nutrientes podem ser encontradas no site da campanha (http://www.choosebarley.co.uk), que além do filme com produção da O2 Filmes, traz informações nutricionais do grão e conta a história da cevada e sua evolução e uso para a produção pães, massas, bolos, panquecas e vitaminas. Além da cerveja.

FICHA TÉCNICA:
Agência: Crispin Porter + Bogusky Brasil
Anunciante: Ambev
Produto: Institucional
Título: O Grão dos Campeões
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Diretor de Criação: Marcelo Rizério
Criação: Nicholas Bergantin e Pedro Galdi
Atendimento: Renata Wirthmann e Malu Godoi
Mídia: Tiago Santos, Edson Melo e Fabiana Melo
RTV: Renata Sayão
Gerente de Projeto: Denise Kotsubo
Planejamento: Camilla Jenssen e Julia Prais
Ilustrador: Arthur D’Araújo
Produtora: O2 Filmes
Diretor: Renato Amoroso
Diretor de fotografia: Alexandre Samori
Fotografia: Ariel Schvartzman
Fotógrafo: Daniel Barjas
Produtor: Biruk Fikadu, Dan Demissie e Rafael Fortes