O “Desencane”, game exclusivo do Disque Denúncia voltado para o contato e conscientização do público sobre os perigos dos roubos em dutos de combustíveis, ganhará uma nova fase que será lançada hoje, dia 24, e virá acompanhada de outras ações da campanha publicitária, assinada pela agência 11:21.
O jogo, que foi lançado em maio deste ano, desenvolvido pela agência NEONET.com.br, trouxe uma abordagem tecnológica e direcionada para uma conexão com as gerações mais jovens, tornando este tipo de crime mais conhecido e, consequentemente, mais denunciado.
No game o jogador percorre um caminho encaixando o maior número de peças de dutos de combustíveis, sem deixar que o líquido acabe. É necessário desviar de obstáculos na tela ou perderá pontos. A atenção fica voltada para um ladrão de combustíveis que pode aparecer na tela e o jogador terá que ligar, de forma fictícia e anônima, para o Disque Denúncia denunciando o criminoso.
O desafio do game gerou também curiosidade nos adolescentes. “Eu nem sabia que este tipo de crime existia. Mas eu adorei o jogo e agora sei o quanto é perigoso”, comentou o jogador Richard, de 12 anos.
O “Desencane” está disponível para baixar e jogar em celulares Android e iPhone (iOS), basta acessar as lojas Google Play Store ou Apple Store. Também é necessário que o smartphone atenda aos requisitos mínimos de download do game (Sistema operacional Android 10 ou iOS 11.4.1. – 18Mb de espaço em disco sendo recomendado 2Gb de memória).
Para Zeca Borges, coordenador-geral do Disque Denúncia, o desafio do game era chamar a atenção das pessoas de uma forma inovadora. O objetivo foi alcançado com o aumento de 68% de denúncias sobre roubos em dutos, armazenamento ilegal e combustíveis adulterados. “Nossa intenção não era apenas um ranking de pontuações. Queríamos fazer com que o usuário do “Desencane” pensasse sobre o tema de uma forma divertida e engajada. Nós conseguimos e vamos intensificar”.