Com o ano terminando, é comum que as agências façam um levantamento dos bons resultados obtidos. E na Fluxxo Comunicação esse balanço foi extremamente positivo.
Ao longo de 2022, a agência assinou campanhas de grande projeção nacional para empresas como L’Oréal, TV Globo, Essilor, BrasilCenter e Globonews e ações em eventos como RioOpen e Rio Gastronomia. E essa atuação não setorizada não foi por acaso. André Serro, Head de estratégia da Fluxxo, explica que a agência se tornou super especializada em uma atuação 360º. “Nosso pool de clientes é muito diversificado. Atendemos grandes empresas em diversos segmentos. E isso é possível porque nosso atendimento também é bastante versátil. Criamos campanhas publicitárias e digitais, desenvolvemos e coordenamos ações promocionais, organizamos eventos e temos uma equipe de apoio que pode atuar e estar presente em todos os locais onde as marcas que atendemos precisam estar, seja em qualquer região do país”, pontua.
Na campanha da L’Oréal para o Dia dos Pais, por exemplo, a Fluxxo coordenou a maior ativação da história da empresa para essa data. A ação englobou as marcas Azzaro e Giorgio Armani, que fazem parte do Departamento de Luxo (DL) da empresa. Ao todo, foram 18 ativações nos principais shoppings do Brasil, com stands para a Armani e carrinhos para a Azzaro. “Ficamos responsáveis por todo o processo operacional para dar vida a ação nesta que é uma das datas mais importantes para o setor de fragrâncias, o Dia dos Pais. Nosso trabalho envolveu desde a negociação com os shoppings até o acompanhamento de todas as necessidades como ferramental, brindes, logística, staff e criativos da campanha”, comenta Andrea Barreto, Head de Planejamento e Operações da Fluxxo, que esteve à frente do projeto.
Já em eventos, a agência atuou em vários projetos importantes, como Rio Open, onde é a responsável por todo o staff para a organização e patrocinadores desde 2015; na produção do Style Colour Trophy, um dos mais tradicionais concursos de hairstylist do mundo; no Prêmio Muito Mais, realizado em nove capitais para condecorar os melhor colaboradores de 2022 para a BrasilCenter, entre outros. “Fechamos o ano com chave de ouro, com a produção do 17o Prêmio Para Mulheres na Ciência, uma parceria entre a L´Oreal, Unesco e Academia Brasileira de Ciência, que premiou sete mulheres cientistas com o objetivo de promover e reconhecer a participação feminina na ciência. Foi um ano desafiador e cheio de projetos incríveis”, comemora Cecilia Antunes, coordenadora de eventos da Fluxxo.
Outro momento marcante do ano foi a campanha da Essilor contra assédio, bullying e discriminação. Com o slogan “É preciso SER – Solidariedade, Empatia e Respeito”, a ação foi criada para reafirmar para todos os colaboradores sobre as práticas saudáveis de convivência no ambiente de trabalho e que devem ser levadas, também, para a vida pessoal daqueles que fazem parte do dia a dia da empresa. “A campanha teve o objetivo preventivo e educativo sobre o tema, refletindo a política de tolerância zero da Essilor com atitudes de assédio moral, sexual e preconceito. Além disso, teve também a criação de canais de denúncia dentro da própria empresa. Esse trabalho foi extremamente importante porque também reforçou os valores da Fluxxo e que devem ser os de toda a sociedade, como respeito à diversidade, empatia, solidariedade”, afirma Serro. No caso especifico dessa campanha foi utilizada a ideia do acróstico para que todos lembrem sobre esses pilares – as iniciais das palavras Solidariedade, Empatia e Respeito que, juntas, formam a palavra “SER”.
Ainda sobre inclusão, a Fluxxo assinou uma campanha para a Globonews sobre a importância da atuação das mulheres na cobertura das eleições brasileiras. A matriz no Rio de Janeiro e as regionais São Paulo e Brasília receberam uma nova ambientação especialmente criada para a cobertura das eleições para a escolha dos deputados, senadores, governadores e Presidente do Brasil. E com um detalhe: como a emissora tem 58% dos cargos ocupados por mulheres, a ação enfatizou a importância delas na cobertura de notícias que podem mudar os rumos do país inteiro. “Os brasileiros viram a maior cobertura da história, no maior canal de jornalismo do Brasil. E como as mulheres são maioria no time da emissora, nossa proposta foi criar uma campanha interna com foco nelas, que reforçasse seu papel essencial na sociedade, com destaque para o cenário político. O objetivo foi reconhecer a atuação das mulheres no setor e apontar as conquistas pelos direitos femininos na sociedade, além de valorizar a voz de cada mulher. Para isso, na prática, desenvolvemos uma ambientação interativa e lúdica, que mostrou a luta das mulheres na política, ajudando a potencializar todas as colaboradoras da emissora”, explica Marcella Pereira, Gestora de Mídia e Atendimento, que assinou a campanha com Renata Takahashi, Diretora de Criação. A ambientação simulou uma exposição para valorizar as conquistas das mulheres: um túnel na entrada da emissora tinha um manifesto da GloboNews, escrito pela Denise Lacerda (Editora-chefe Globonews/Brasilia), com um olhar sobre o momento político e a atuação das mulheres neste cenário. Assim, quando os colaboradores passavam por ele, entravam em uma exposição imersiva com painel. “Esse painel mostrava os depoimentos das colaboradoras que responderam à pergunta “O que significa para você, mulher, contar a história de um momento decisivo para o Brasil?” e algumas frases de outras mulheres que têm muita representatividade na política ou na causa feminista”, complementa Renata.
A agência também inovou do modelo de trabalho esse ano. Com o que chamam de Anywhere Office, a Fluxxo redefiniu o modus operandi da empresa, que já estava mudando desde o início da pandemia, mas que acabou se tornando um padrão em 2022. “Nesse modelo, percebemos que os nossos colaboradores passaram a produzir mais e melhor com o sistema remoto de trabalho, pois já não precisavam mais ficar se deslocando de suas casas e enfrentando algumas vezes congestionamentos. Além disso, também depois do início da pandemia, começamos a contratar profissionais de outros municípios e estados. E alguns membros da nossa equipe optaram por mudar de cidade, para terem mais qualidade de vida. Desta forma, resolvemos seguir com o conceito Anywhere Office definitivamente. Continuamos com nosso escritório para determinadas reuniões, encontros com clientes e algumas áreas, como Administrativa, Financeira, Gente e Gestão e Live Marketing, que precisam e estão presentes na agência, mas os outros setores seguem nesse formato mais híbrido”, comenta Serro.
E essas ações, é claro, refletiram em números igualmente positivos, “Em 2022, tivemos um aumento de 38% em nosso faturamento e contratamos novos talentos com diversas expertises para todos os departamentos da agência – Publicidade, Live Marketing e Digital. Este foi um ano de consolidação da retomada iniciada pós pandemia”, finaliza Marco Lima, Diretor Financeiro da Fluxxo.