A fim de chamar a atenção para a situação da enorme quantidade de refugiados e migrantes que se deslocam ao redor do mundo, a Artplan desenvolveu um trabalho criativo para Médicos Sem Fronteiras (MSF), uma organização internacional que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situação de emergência.
Por meio de fotos atuais de pessoas e contextos onde MSF atua e de uma ilustração clássica de “A Divina Comédia”, do italiano Dante Alighieri, a agência encontrou uma conexão entre a obra do poeta do século 14 e a dura realidade dos refugiados em pleno século 21.
Ao criar a primeira parte de sua obra, “Inferno”, Dante imaginou o que seria a pior viagem que alguém poderia enfrentar. A imagem elaborada pelo artista francês Gustave Doré para retratar o horror expresso na poesia do italiano foi recriada com fotos reais de refugiados, mostrando que a realidade pode ser ainda mais terrível do que a pior ficção.
“Usamos a força de um clássico da literatura universal e de uma imagem icônica para gerar uma reflexão capaz de chamar a atenção para realidades insuportáveis de violência e descaso. Milhões de pessoas em todo o mundo buscam apenas um lugar onde possam viver em segurança ou simplesmente sobreviver”, disse Nira Torres, Diretora de Comunicação de MSF. “Jogar luz sobre este assunto é fazer com que a realidade de migrantes e refugiados deixe de ser invisível e chegue a um público cada vez maior”, finalizou.
“Tudo começou com um pôster e o site, no qual é possível visualizar de onde vem cada uma das imagens e a história de cada refugiado que foi atendido por Médicos Sem Fronteiras na ocasião retratada”, explicam Alessandra Sadock e Daniela Ribeiro, Diretoras de Criação da Artplan.
Faz parte da ação interações com influenciadores mapeados, posts e um vídeo de um minuto, além de OOH e mídia impressa. Os interessados em saber mais sobre a realidade dos refugiados ao redor do mundo podem acessar o site www.refugiadosdedante.com.
Veja: