Atenta às mudanças tecnológicas no campo do marketing, a Artplan lança a JOIN’, uma área que une ciência e criatividade para despertar o poder das ideias. Frente à pulverização de canais e perfis de consumidores, a JOIN’ oferece um conjunto de soluções de dados que une toda a potência preditiva da Inteligência Artificial com o domínio da criatividade humana, para atender às necessidades de marcas que queiram se conectar melhor com suas audiências por meio de sua comunicação.
O método para realizar os testes será o Open Creativity. O processo realiza pequenos experimentos de gatilhos, hipóteses de comunicação e targets, gerados em interações granulares nas redes sociais, para medir a eficácia potencial daquela mensagem, antes de investir. A JOIN’ se pluga às plataformas existentes dos clientes, transformando redes sociais em um grande ambiente de aprendizado e escuta, sem substituir estruturas de mídia, criação e In-houses.
Segundo Eduardo Sumi, que deixa o cargo de head de Creative Data e passa a ocupar a função de Head de Creative Science & AI da Artplan, o mercado ainda está fechado em modelos de mensuração que não representam a realidade, como o Last-Click. “Criamos um sistema aberto que junta atribuição calibrada, Marketing Mix Modeling e testes de causalidade, sendo estes últimos com o maior rigor estatístico e científico, feito em parceria com plataformas de mídia. A JOIN’ também traz NLP (tecnologia do ChatGPT 4 em um ambiente privado), que permite compreender e gerar insights mais rápidos e mais humanos”, explica Sumi.
“A grande provocação da JOIN’ é ‘Por que apostar em campanhas milionárias sem saber se funcionariam?’ Este questionamento é o ponto de partida. A unidade chega para suprir a busca constante do mercado por novas possibilidades de mensurar audiências a partir da coexistência da criatividade, ciência e inteligência artificial”, diz Antonio Fadiga, sócio e presidente da Artplan.
“O mundo passou por um momento de isolamento social e nos tornamos uma sociedade mais dividida e fechada. A JOIN’ é sobre se abrir e reconectar. Unimos tecnologia e pessoas, dados e intuição e abraçamos a diversidade, cocriando diferentes caminhos. Damos oportunidade para todas as ideias e deixamos o consumidor apontar qual tem maior chance de sucesso”, aponta Gabriel Cunha, diretor de Creative Data da Artplan.