sexta-feira, abril 26, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasArtplan assina campanha para o Ministério de Direitos Humanos e Secretaria das...

Artplan assina campanha para o Ministério de Direitos Humanos e Secretaria das Mulheres

“Não consigo te apagar da minha mente”. Esta frase pode significar amor ou violência psicológica. Como fazer com que as pessoas enxerguem ainda mais a triste realidade brasileira em casos de violência contra a mulher?

A Artplan buscou na força das mulheres do universo sertanejo a resposta para este desafio, em ação criada para o Ministério de Direitos Humanos e Secretaria das Mulheres, no combate à esta violência. A campanha é dividida em duas fases, a de aquecimento e de revelação, que traz como peça central a música “Coração pede socorro”, composta para a campanha, interpretada pela cantora Naiara Azevedo. A princípio, parecia mais uma música de amor sertaneja. A letra remete a situações românticas para quem ouve a canção, mas todos os versos têm um duplo sentido.

“Fiquei muito feliz com o convite para ser porta-voz dessa campanha. Acredito que nunca se falou tanto sobre o tema “violência contra a mulher” nas redes sociais e jornais como estão falando nesses últimos meses. É triste ver os números crescentes de vítimas, mas, ao mesmo tempo, é bom saber que campanhas desse tipo estão encorajando as mulheres a não ficarem caladas diante de qualquer tipo de abuso, seja ele físico ou psicológico, ligando para os órgãos de ajuda, denunciando e ajudando outras mulheres. Essa campanha me confiou a missão de colocar a minha voz para dar voz à outras mulheres, e me senti muito honrada por isso”, comenta Naiara Azevedo.

A fase de aquecimento iniciou-se em 9 de novembro, com a divulgação da música em todas as plataformas digitais de Naiara Azevedo, além de rádios e plataformas de streaming. E, no dia 25 de novembro, quando se comemora o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, houve a fase de revelação, com a presença da cantora, do ministro dos Direitos Humanos e da secretária de Política para as Mulheres, no programa Hora do Faro – Record.

Nesta oportunidade, foi lançado o clipe oficial, desconstruindo a música e mostrando a perspectiva do relacionamento abusivo. As frases que pareciam falar de amor na canção, são retratadas como situações de violência contra a mulher nas imagens. No mesmo dia, o clipe também foi exibido no programa da Eliana – SBT, além de outros programas de TV que estarão abordando sobre o tema durante toda semana.

Além disso, a ação ganha força com alguns influenciadores nas duas fases, falando sobre a música e depois revelando a ação com o clipe. A #vctemvoz também será usada para falar da importância de denunciar a violência e ligar 180.

A campanha foi criada a partir da análise de dados que trouxe insights desde o tema a ser abordado até o estilo de música a ser utilizado. Filme em TV aberta; cinemas de todo o Brasil; spots nas principais rádios; vinhetas em metrôs, aeroportos e ônibus; mídia impressa e divulgação e ações na Internet compõe a ação.

Assista ao filme da campanha:

Ficha Técnica:

Agência: Artplan Comunicação
Cliente: Secom/PR
Campanha: Enfrentamento à Violência Contra a Mulher
Aprovação no Cliente: Duílio Malfatti
Diretor Geral: Duda Moncalvo
Direção de Criação: André Sartorelli
Criação: Thiago Diniz e Alexandre Ferro
Diretora de Atendimento: Ana Carolina Malta
Equipe de Atendimento: Larissa Pereira e Gabriel Moura
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Gabriel Veras
Diretora de Mídia: Daniele Abreu
Equipe de Mídia: Vivianne Amaral, Lidiana Maciel, Marina Veloso e Camila Rodrigues
Conteúdo e Engajamento: Luísa Sotero
Equipe de BI: Tiago Prata e Lucas Rocha
Produção e RTV: Debora Moura, Wilma Godoy, Thiago Silva, Nathália Dutra, Ana Ourique
Produtora de Vídeo: Eureka Filmes
Direção Artística: Musickeria
Diretor do Filme: Fred Siqueira
Produtora de Áudio: Musica & Mídia

 

 

Artigos relacionados

Novidades