A abertura de mais um escritório da agência mexicana independente Made, em São Paulo, sempre esteve nos planos dos sócios brasileiros, Álvaro Rodrigues e Luís Claudio Salvestroni, e dos sócios mexicanos, Cristian Rocha e Yosu Arangüena. A realização acontece depois de 20 meses que a Made chegou ao Rio de Janeiro, em 2020, ano em que o mundo teve que se adaptar diante da pandemia do coronavírus. E adaptabilidade faz parte da cultura da Made, que chegou ao Brasil num ano onde muitos empresários frearam os seus investimentos e precisou se adaptar ao trabalho, às prospecções e às trocas com clientes, colaboradores e parceiros, de maneira remota.
Com 12 clientes no portfólio e 60 colaboradores no escritório do Rio de Janeiro, Rodrigues e Salvestroni partem para um segundo ano de atuação, agora estando também na capital paulista, no icônico prédio Robocop, focados em manter a criatividade nas suas entregas aliada à qualidade, à estratégia e ao uso de dados, independentemente do CEP da operação. A liderança por trás da operação de São Paulo é Ricardo Zanella, que assume o cargo de COO (Chief Operating Officer) também da agência no Rio de Janeiro, que teve seu espaço físico recém-inaugurado no Jardim Botânico.
“Lançamos a agência no meio da pandemia. Realizamos a obra durante a pandemia. Contratamos e conquistamos contas remotamente. Foi preciso uma dose extra de resiliência e dedicação de todo o time. O primeiro ano da Made consolidou a operação no Rio e o nosso modelo de negócios, de atuar como uma gestora de criatividade”, comenta Álvaro Rodrigues em alusão às gestoras de investimentos que trabalham com especialistas e não generalistas.
“Nosso objetivo no ano 2 é levar esse mesmo modelo para São Paulo. Levar fisicamente, porque já atendemos a clientes na cidade desde a nossa fundação. Ninguém melhor que o Zanella para esse papel”, completa Luís Claudio Salvestroni.
A parceria entre Ricardo Zanella e Álvaro Rodrigues tem história. Já trabalharam juntos em agências como a DM9 Rio, Africa Rio e depois em São Paulo, na Africa (Grupo ABC). Além de aperfeiçoar os processos, as atribuições do novo COO incluem estreitar a relação com os clientes, reter talentos e marcas, olhar para números e saber que eles representam pessoas.
“Poucos fazem isso tão bem como ele. Somado a isso, a experiência adquirida por ele em empresas, como Neil Patel Brasil, Ponto Mobi e Green Park, tornam o olhar dele para o negócio mais contemporâneo e estratégico. Ele vai permitir que a Made ofereça diferentes soluções para os nossos clientes”, afirma Rodrigues.
Ainda segundo Rodrigues, a operação em São Paulo sempre esteve nos planos da marca para o Brasil, mas junto aos sócios, decidiram abrir primeiro um escritório no Rio de Janeiro, pela relevância internacional da cidade para o Grupo Made e também, pelas oportunidades de negócio originadas pelos sócios locais, que são cariocas. Atualmente o grupo trabalha para grandes marcas, como Jeep, Fiat, Dodge, Alfa Romeo, Amazon, Mentos, Cerveja Sol, Superior, Tequila Jose Cuervo, Aspen, Chupa Chups, Prudential, GSK, Vitality, Bodylaser, entre outras.
“Depois de aprofundar o meu conhecimento atuando em outras áreas mais específicas da comunicação e marketing digital; o retorno à propaganda só poderia ser numa proposta nova e mais leve, ao lado da grande companhia do Álvaro Rodrigues e do Luís Claudio Salvestroni”, afirma Ricardo Zanella.
As operações do Rio de Janeiro e de São Paulo são independentes, mas sempre que necessário contam com os esforços de colaboradores de todo o Grupo Made, sejam aqui do Brasil ou do México, como recente concorrência que o time mexicano ganhou após contar com a colaboração dos talentos brasileiros.
A Made é considerada pelo Círculo Criativo a agência independente mais criativa do México, eleita pela 5ª vez a agência do ano no país. No Brasil, a operação carioca foi eleita o Destaque do Ano na cidade, pelo Prêmio Colunistas Rio 2021.