Nesta semana, a Criação da AlmapBBDO recebeu duas importantes visitas: o lendário nome do design mundial e pai da tipografia grunge, David Carson, e o Global Creative Lead da Mackevision e especialista em tecnologias imersivas, Steffen Bärenfänger. Eles estiveram na agência conversando com os criativos, apresentando seus trabalhos e respondendo a perguntas.
O encontro com David Carson aconteceu ontem (05/12). Nome por trás de brandigs como Microsoft e Nike e de campanhas como a do Obama nas eleições e do movimento “MeToo”, Carson falou sobre seu icônico trabalho, sobre suas producões atuais, carreira, relação com os clientes e processo criativo.
Segundo ele, as pessoas reagem muito melhor ao design gráfico quando sentem que há um ser humano por trás da peça: “Os designers ficaram preguiçosos nas últimas décadas com tantos softwares à disposição. Deixaram o computador tomar decisões por eles. Precisamos sempre lembrar que se somos designers, é porque temos uma sensibilidade, um ouvido, uma capacidade de elaborar”, comentou.
Diretor de arte das revistas inaugurais Beach Culture e Ray Gun e tendo colaborado com artistas como John Coltrane, Nine Inch Nails e David Byrne, Carson defende a originalidade: “As pessoas costumavam dizer que o meu trabalho era difícil de ler, mas nem sempre o que é legível comunica. Prefiro pensar que estou apenas fazendo o que faz sentido para mim, as pessoas acabam entendendo”, explica ele. E encerrou seu encontro na agência provocando: “A melhor definição sobre um bom trabalho que ouvi foi: ‘Se você não precisasse do dinheiro, você teria feito este mesmo trabalho?’”.
Na terça-feira (03/12), foi a vez de Steffen Bärenfänger, Global Creative Lead da Mackevision, uma das empresas líderes do mercado global de imagens geradas por computador (CGI – Computer Generated Imagery) e Realtime 3D, falar com os criativos da agência. Steffen abordou o encontro entre tecnologia e criatividade, explorando os potenciais de criação e de negócios possibilitados por experiências tecnológicas profundas e imersivas. Mais do que isso, apontou os profundos efeitos das novas tecnologias, que geram novas realidades que já passam a ser entendidas e assimiladas como novas verdades. “Não estamos muito longe de querer habitar predominantemente o mundo virtual”, afirmou o especialista.
Steffen é responsável por toda a parte criativa e de business dos 14 escritórios que a Mackevision mantém ao redor do mundo. Entre os muitos trabalhos desenvolvidos, estão entregas para Game of Thrones e o mercado automobilístico, por exemplo. Steffen atuou como diretor executivo de criação e como diretor de criação integrada nas principais agências de publicidade da Alemanha e de diversos países. Desenhista, músico e cineasta, contou que é impressionado pelo Brasil desde pequeno, quando assistiu a um desfile de Carnaval pela primeira vez em um canal da televisão alemã.