terça-feira, julho 15, 2025
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AlmapBBDO conquista Leão de Titanium em Cannes

A AlmapBBDO acaba de conquistar um marco histórico: o primeiro Leão de Titanium de sua trajetória no Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions, com a campanha “Caramelo”, criada para a marca PEDIGREE®️, líder em alimentos para cães no Brasil e no mundo. A agência também foi a única brasileira premiada na categoria Titanium em 2025, considerada a mais prestigiada e cobiçada da premiação global.

Criado em 2003 por Dan Wieden, cofundador da Wieden+Kennedy, o Leão de Titanium é reservado a ideias disruptivas, provocativas e que rompem fronteiras da comunicação de marca. Trata-se de um prêmio que celebra trabalhos capazes de redefinir padrões criativos e inspirar transformações reais no mercado e na sociedade.

“Caramelo”, de PEDIGREE®️, tem o Vira-Lata Caramelo como protagonista, representando os cães Sem Raça Definida (SRD) e a iniciativa surgiu com o objetivo de incentivar a adoção responsável e combater o abandono animal, especialmente desses cães, que compõem a maioria dos pets que estão à espera de um lar nos abrigos e tem 90% menos chance de serem adotados.

“Essa é uma campanha que tem a alma do Brasil. Ter conquistado o maior prêmio no maior festival de propaganda no mundo é uma honra enorme. Ainda mais num ano que o Brasil é o país homenageado. Para acabar de vez com qualquer complexo de vira-latas da propaganda brasileira”, destaca Marco Giannelli, o Pernil, CCO da AlmapBBDO.

Com participação da atriz e apresentadora Tatá Werneck — reconhecida pelo engajamento com a causa animal — e apoio de personalidades como João Vicente de Castro, Gabriel Louchard, Alejandro Claveaux, Jhonatan Oliveira, Gustavo Tubarão, TET e o influenciador @viralatacaramelo, a campanha teve início após Tatá denunciar em suas redes sociais que sua cachorra Maminha foi impedida de participar de um dog show por “não ter raça”.

A partir disso, PEDIGREE®️, em parceria com a AlmapBBDO, deu início a uma campanha nacional com ações inéditas: uma ampla pesquisa genética com 350 cães SRD em parceria com a DNA Pets; a criação do Caramelo Kennel Club, uma comunidade para tutores de caramelos; o Caramelo Dog Show, evento de celebração e adoção; e até uma embalagem oficial da marca estrelada por um vira-lata caramelo.

Com uma comunicação multiplataforma e protagonismo nas redes sociais, a campanha conquistou 237 milhões de impressões, aumentou em 400% o engajamento orgânico da marca, obteve 99% de reações positivas, impulsionou em 218% a adoção de cães SRD no primeiro mês da ação no ar.

“Esse projeto nos orgulha muito porque une propósito com criatividade de alto nível. É a prova de que a comunicação, quando se conecta com a cultura e resolve um problema real, pode gerar transformação do negócio; para as marcas e para o mundo. E ser reconhecido com um Titanium em Cannes por isso é um sonho realizado”, celebra Filipe Bartholomeu, CEO e Presidente da AlmapBBDO.

Mais do que uma campanha, “Caramelo”, de PEDIGREE®️, tornou-se um movimento social com potencial global. Tanto que a FCI (Fédération Cynologique Internationale), maior entidade mundial de raças puras, entrou em contato com a Mars após a repercussão e decidiu permitir a participação de cães SRD em suas competições. Uma mudança histórica para os vira-latas, no Brasil e no mundo.

“Esta é uma conquista histórica e motivo de muito orgulho para nós, apaixonados e defensores da causa animal. Acreditamos no poder da criatividade como forma de mobilização e transformação social. Mostramos para o mundo que o nosso desafio de transformar o Caramelo em um verdadeiro ícone da causa sensibilizou pessoas, gerou engajamento e impacto social real. Tudo isso sempre com o objetivo de tornar o mundo melhor para os pets”, comemora Rodrigo Alfieri, gerente global de Marketing de PEDIGREE®.

Além do Leão de Titanium, a campanha de “CARAMELO”, de PEDIGREE®️, também ganhou Leões de Ouro (Creative Strategy), Prata (Direct) e Bronze (Social & Creator).

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