Agência Leo Burnett cria camisa camuflada para o Esporte Clube Bahia

Hoje o Brasil tem as estatísticas mais graves do mundo em termos de mortes de torcedores provenientes de brigas entre torcidas. Nem mesmo as resoluções que estabeleceram torcida única em jogos clássicos nos Estados de São Paulo, Alagoas e Bahia, fizeram os números diminuírem. Pelo contrário, brigas, pancadarias, tiros e mortes continuam acontecendo nos arredores dos estádios, nas estações de trem e metrô, no caminho da partida e até mesmo nas ruas sem ser dia de jogo. Nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2018 foram registrados 144 eventos violentos. O que mostra que a segurança do torcedor está bem longe da nossa realidade.

Pensando nisso, a Leo Burnett Tailor Made desenvolveu, em parceria com a empresa de tecnologia húngara Ejtech, a “Camisa Camuflada” para o Esporte Clube Bahia que, a partir da tecnologia Chromosonic, possibilita que a camisa seja ora do time do Bahia ora com design neutro, evitando assim ser alvo de violência. Em menos de um minuto a camisa promove a transformações que pode ser ativada por um botão ou via GPS programado.

“Quando a gente contava, as pessoas achavam que íamos fazer com computação gráfica, mas a camisa de fato muda de cor, o escudo aparece. Não é uma mera ilusão de ótica, mas uma tecnologia fantástica.”, conta Lênin Franco, gerente de negócios do Bahia.

A camisa pela paz no futebol foi lançada pelo Bahia na sexta-feira, 26, com um vídeo em seus canais digitais. Em parceria com o Museu do Futebol, a camisa foi exposta no domingo, 28, no museu que promoveu ainda a transmissão do primeiro jogo do Bahia pelo Campeonato Brasileiro, a vitória contra o Corinthians, na arquibancada localizada na sala Jogo de Corpo.

“Um time só é grande quando possui grandes adversários. A rivalidade faz parte do esporte, mas deve estar no lugar certo: no campo. Junto com o Bahia e todos os outros clubes, levantamos a bandeira pela paz entre as torcidas!” afirma Eric Klug, Diretor Executivo do Museu do Futebol.

No dia anterior ao jogo, o Corinthians também reafirmou seu compromisso pela paz no futebol ao repostar o vídeo de lançamento da camisa parabenizando o Bahia pela iniciativa e reforçando o desejo de que todos os torcedores possam vestir as camisas de seus clubes e torcer em paz.

“Para um problema dessa natureza, que transforma torcedores em vítimas fatais, uma campanha tradicional seria pouco. Por isso, criamos essa camisa tecnológica como forma de chamar atenção, mas por um outro ângulo. Queremos que ela seja a catalizadora de uma discussão mais ampla que é o absurdo que vem acontecendo no nosso futebol. A camisa se propõe a ser um ícone de uma situação limite”, explica Wilson Mateos, VP de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

A camisa ficará exposta na loja oficial do Bahia.

Assista ao filme da ação:

Ficha Técnica:

Agência: LEO BURNETT TAILOR MADE
Título: CAMISA CAMUFLADA
Produto: Institucional
Anunciante: Esporte Clube Bahia
CCO: Marcelo Reis
VP/ECD: Wilson Mateos
Diretor Geral de Criação: Pedro Utzeri
Diretor de Criação: Pedro Utzeri, Vinicius Stanzione
Criação: Gabriel Lepesteur, Eric Fernando, Thiago Strelow
Diretora de Produção Integrada: Maria Fernanda Moura
RTV: Camila Aquino, Amanda Costeski
Art Buyer: Cristiano Godoy, Daniel Gonçalves
Atendimento: Fabio Brito, Rodrigo Terra, Andrea Ferreira, Karolina Cassares, Amanda Alves
Planejamento: Tiago Lara
Coordenadora de Projetos Especiais: Andresa Costa
Aprovação no Cliente: Guilherme Bellintani, Lênin Franco, Nelson Barros
Produtora de tecnologia: EJTECH
Produtores de tecnologia: Esteban De La Torre, Judit Eszter Kárpáti
Produtora 1: Santa Transmedia
Atendimento Produtora: Luisa Miranda, Elisa Mello e Laura Rocha
Diretor de cena: Ricardo Mantovanini
Diretor de Animação: André Chaves e Pedro Alk
Diretor de Fotografia: Daniel De Santi
Diretor de Arte: André Chaves e Pedro Alk
Color: Diogo Alves
Pós-Produção: Gabriela Brandes
Coordenador de Pós-Produção: Vinicius Meyer e Sivo Greven
Coordenadora de Produção: Renata Munaretto
Finalização: Jacqueline Almeida
Montagem: Lucas Brasileiro
Produtora 2: ABX2 Produções
Produtora 3: Lemonade Films
Atendimento Produtora: Luana Duller Ferretti
Diretor de cena: Diego Biazzon
Diretor de Animação: Daniel Gabbay
Assistente de Direção: Gabriela Castello
Diretor de Fotografia: Marionaldo Junior
Diretor de Arte: Carolina Bernardes
Coordenador de Produção: Raphael Rodriguez
Produtor: Jorge Alvez Cavalcanti
Produtora de som: LOUD
Direção Musical: Equipe LOUD
Produção musical: Equipe LOUD
Finalização de Áudio: Equipe LOUD
Atendimento Produtora de Som: Tatiana Ornellas
Locução português: Paulo Vasilescu
Fotógrafo: Ale Catan
Data 1ª veiculação: 26/04/2019