A Vale acaba de lançar o Instituto Cultural Vale. Por meio do apoio a múltiplas manifestações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, a mineradora global criou o Instituto com o objetivo de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais.
Simultaneamente ao anúncio, também é divulgada a 1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais, edital inédito para projetos que valorizam os patrimônios e identidades brasileiras, ao mesmo tempo em que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nos locais onde são realizados.
Para mostrar como valorizar a cultura é também uma maneira de promover o desenvolvimento social, o Instituto Cultural Vale, que tem sob sua gestão mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020, estreia sua primeira campanha na TV.
Com criação da agência Africa, o filme segue o conceito “Onde tem cultura, a Vale está” e se inspira nas histórias de pessoas que representam os milhares de brasileiros que já estiveram ou estão em contato com essas iniciativas por todos os cantos do Brasil.
“Com a criação do Instituto Cultural Vale, a companhia consolida sua trajetória como uma das principais incentivadoras da cultura no País e avança no propósito de incentivar as múltiplas manifestações e expressões culturais brasileiras, em toda a sua diversidade e potencial”, diz Luiz Eduardo Osorio, diretor-executivo da Vale e presidente dos Conselhos Estratégico e de Curadores do Instituto Cultural Vale e da Fundação Vale, respectivamente.
“A Chamada Vale de Patrocínios Culturais, com lançamento simultâneo ao do Instituto, tem enorme potencial para estimular a produção artística e impulsionar a indústria criativa em todo o Brasil, especialmente nas áreas tradicionalmente menos privilegiadas pelos investimentos em cultura,” complementa Osorio.
Além do filme institucional, a comunicação também engloba um vídeo para a 1º Chamada Vale de Patrocínios Culturais inspirado no conceito “onde existe a cultura, existe transformação”. Para o edital, serão aceitos projetos de proponentes de todo o País dentro da diversidade de manifestações culturais brasileiras.
O Instituto Cultural Vale também nasce com nova identidade visual assinada pela Interbrand, agência responsável pela reformulação da arquitetura de todas as marcas sociais da Vale. Para trazer a essência do novo Instituto, a logomarca apresenta um “I” maleável, transmitindo a ideia de flexibilidade e servindo como uma janela para a pluralidade de culturas, expressões e pontos de vista que o norteiam.
Os grafismos derivados desse símbolo também dão movimento, entusiasmo e pluralidade para o universo visual da marca e ajudam a mostrar o certo grau de independência de sua atuação. Já o endosso da Vale aparece nas cores e tipografia herdadas da marca-mãe.
Veja: