sexta-feira, novembro 29, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoMídia.JOR discutirá impacto da inteligência artificial no jornalismo e na sociedade

Mídia.JOR discutirá impacto da inteligência artificial no jornalismo e na sociedade

A Inteligência Artificial trará novos desafios do uso da tecnologia no jornalismo e já desencadeia uma série de discussões sobre os princípios éticos necessários para balizar seu desenvolvimento.

“São questões enormes que têm que ser respondidas pela sociedade civil através de um debate transparente, aberto e bem informado. E isso só vai ocorrer se não tivermos redações analfabetas no tocante à inteligência artificial” alerta Lúcio Mesquita, curador do evento.

O mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo foi pensado para fomentar jornalistas, profissionais de comunicação e tecnologia sobre o que já está sendo produzido no Brasil e no mundo, e o que rapidamente virá.

Os participantes do evento terão acesso a vídeos internacionais exclusivos, encontrarão profissionais de diversas empresas de comunicação e tecnologia, farão calls com jornalistas que participarão à distância de suas redações pelo mundo, além de receber uma edição de IMPRENSA dedicada ao algoritmo no jornalismo.

Conheça a programação detalhada do mídia.JOR – Inteligência Artificial no Jornalismo:

Call: IA no Jornalismo – o que temos e o que virá

Laura Ellis, Diretora de Inovação Tecnológica da BBC (Londres)
Mediador: Lúcio Mesquita

Painel 1: O algoritmo em casa – como a IA já está presente nas redações pelo mundo:

Vídeo-Case: Pete Clifton, Editor-Chefe, Press Association e Radar
Camila Marques, Editora de Audiência e Digital, Folha de São Paulo
Leonardo Cruz, Editor de Inovação no Estado de S. Paulo
Daniel Flynn, Editor na América Latina para a Thomson Reuters
Claudia Quiñonez, Chefe de Automação de Notícias da Bloomberg
Mediação: Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura

Call: Ética e Leis na Era de Robôs e Inteligência Artificial

Eduardo Magrani, Ph.D. e Vice-Presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados Pessoais (Alemanha)
Mediador: Lúcio Mesquita

Painel 2: O algoritmo informado – como IA pode ajudar a combater a desinformação

Vídeo-Case: Nic Newman, pesquisador do Instituto Reuters de Jornalismo
Tai Nalon, Diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos
Renato Cruz, Editor do inova.jor
Mediador: Flávio Ferrari, diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies (Brasil)

Painel 3: O algoritmo tupiniquim – o que o Brasil já produz de IA e como cobrir o setor

Alessandra Montini, Diretora do LabData da FIA e Professora FEA/USP
Lilian Ferreira, Editora-chefe do VivaBem e Tilt no UOL
Carmelo Iaria, Fundador e CEO na The AI Academy
mediador: Zeca Camargo, Jornalista e apresentador na TV Globo

Painel 4: O algoritmo financeiro – a IA vai aumentar receitas e reduzir redações?

Vídeo-case: Twipe – assinaturas The Times de Londres
Live Case: “Machine Learning para aumento da conversão”, Gazeta do Povo e Neuromath IA
Caio Tulio, CEO da Torabit
Beatriz Ayrosa, Cofundadora da Becabiz e diretora da ABRADI
Marcelo Trindade, Sócio Neuromath IA e Eng. de Machine Learning na Gazeta do Povo
Felipe Grantham , Especialista em Marketing Digital na Gazeta do Povo
Mediador: Lúcio Mesquita

É necessário realizar a inscrição pelo site www.portalimprensa.com.br/midiajor.

Serviço:

Data: 26 de setembro
Horário: das 14h às 22h
Local: Unibes Cultural SP – Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da estação Sumaré de metrô)

Artigos relacionados

Novidades