A arte urbana do lambe-lambe ilustra, a partir da quinta-feira, 18, de forma lúdica e bem-humorada uma campanha para uso consciente dos elevadores nas estações Paulista e Pinheiros da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo.
A linguagem descontraída pretende estimular a atitude cidadã nos passageiros e sugerir que eles cedam o lugar no elevador a quem mais precisa, que são pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou com carrinhos de bebê.
Com base nos registros que chegam aos canais de atendimento da concessionária ViaQuatro e na percepção dos Agentes Atendimento e Segurança, os passageiros pertencentes ao grupo preferencial aguardam durante muito tempo na fila para embarcar nos elevadores, pois os demais usuários também utilizam o serviço.
A Linha 4-Amarela transporta por dia útil 750 mil passageiros. Para se ter uma ideia, apenas um elevador na Estação Pinheiros transporta por dia mais de 15 mil pessoas, sendo que destas, apenas 40% são preferenciais.
“A campanha é um chamado à empatia e à gentileza. Nossa intenção é promover a reflexão de como podemos ajudar aqueles que realmente precisam dos elevadores. Como somos um transporte de alta capacidade, o fluxo da estação é intenso. Um trem comporta mais de 1.500 passageiros e um elavador tem capacidade apenas para 8 pessoas. É fundamental respeitar o uso preferencial”, informa José Luiz Bastos, gestor de Atendimento da ViaQuatro.
Os passageiros que estiverem nas estações Pinheiros e Paulista, onde a campanha será instalada inicialmente, vão se surpreender com os elevadores adesivados em estilo lambe-lambe, em tons fortes para chamar atenção, com mensagens em tom coloquial, como “Tirar o lugar de quem precisa nos elevadores/ Fala sério!” ou “#partiu escada/ Mandou bem!”.
Na quinta-feira, dia 18, um grupo de atores realizará intervenção artística na Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela, para passar as mensagens de forma divertida. A campanha contempla também divulgação em painéis e cartazes instalados em todas as estações, vídeo informativo veiculado nos monitores dos trens e plataformas.
Serviço: Intervenção artística:
18/10 – quinta-feira – Estação Pinheiros – 16h às 20h
24/10 – quarta-feira – Estação Paulista – 16h às 20h
31/10 – quarta-feira – Estação Pinheiros – 7h às 11h
07/11 – quarta-feira – Estação Paulista – 7h às 11h