O Magazine Luiza, plataforma de varejo, vai desafiar o ditado popular “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”, nesta quinta-feira,08, Dia Internacional da Mulher. A partir de hoje, o Magalu venderá – em suas 860 lojas físicas e no site magalu.com – uma colher especial com os dizeres: “Em briga de marido e mulher, tem que meter a colher, sim. Ligue 180 e denuncie”. Cada colher custará 1,80 real, uma referência ao número de denúncia para casos de violência contra as mulheres, o Ligue 180. Toda ação foi criada pela agência DAVID.
O dinheiro arrecadado com a venda, ao final da campanha, será revertido a duas entidades: Instituto Patrícia Galvão, uma organização social que desde 2001 trabalha pela garantia do direito das mulheres de viver sem violência, e a rede colaborativa Mete a Colher, que funciona por meio de um aplicativo mobile, que conecta mulheres vítimas de violência com outras que podem oferecer apoio.
“Denunciar é sempre um grande desafio”, diz Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal do Magalu. “Por isso, a empresa, que já tem um histórico de engajamento nessa luta, considera de grande importância promover campanhas que incentivem mulheres e homens a dar esse grande passo.”
“Com a campanha, queremos mostrar que dá para mudar um dito popular, meter sim a colher e ajudar a acabar com essa triste realidade de violência física e psicológica contra a mulher”, diz Rafael Donato, VP de criação da DAVID.
Há oito meses, o Magalu lançou uma iniciativa interna para reduzir os casos de violência contra a mulher entre suas mais de 11 000 funcionárias. Elas têm acesso ao Canal da Mulher, um sistema de denúncia – monitorado diretamente por Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração – cuja função é apoiar as funcionárias expostas a esse tipo de violência. Dados publicados pelo portal G1 mostram que o Brasil registrou 4 473 assassinatos de mulheres em 2017, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior — o que significa uma mulher morta a cada duas horas no país.
“O envolvimento e a contribuição das empresas no enfrentamento da violência contra as mulheres são extremamente importantes. Essa campanha mostra que esse é um problema de todos: das empresas, como o Magazine Luiza, e da sociedade”, diz Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia Galvão.
Ficha Técnica:
Agência: DAVID São Paulo
Cliente: Magazine Luiza
Managing Director: Sylvia Panico
VP de Criação: Rafael Donato
Diretor de Criação: Edgard Gianesi
Diretor de Arte: Thiago Ferreira
Redator: Lucas Silva
Head de Contas: Carolina Vieira
Diretora de Conta: Stefane Rosa
Executivo de Conta: Pedro Zetune
Produtor Gráfico: Samuel Silva
Arte finalista: Victor Peccia
Aprovação do cliente: Frederico Trajano, Ilca Sierra, Pedro Alvim, Diego Ferreira