Da foto posada, feita em estúdio com lente profissional e iluminação perfeita, ao flagrante captado pelo celular, a fotografia sempre conta uma história. Para ajudar a contar algumas dessas histórias, a Kingston criou o projeto Memória Marcante, já disponível no Instagram.
Trata-se de uma série fotográfica que registrará histórias surpreendentes e inspiradoras de pessoas conhecidas por fotógrafos em suas viagens pelo mundo. A cada semana, o Memória Marcante trará três fotos sobre a mesma história e uma breve entrevista com os personagens, realizadas pelos fotógrafos Patricia Schussel Gomes, Brian Baldratti e Paulo del Valle. Posteriormente, algumas histórias formarão vídeos fotográficos que serão postados no canal de YouTube da Kingston Brasil.
A série começou com a diretora de arte, fotógrafa e nômade assumida, Patricia Schussel Gomes, contando a história da também fotógrafa Tamara Wagner, que, com rara sensibilidade, registra crianças com qualquer tipo de deficiência e usa a fotografia para levar alegria e promover a inclusão social.
“Quando a Kingston me convidou para participar e explicou como seria o Memória Marcante, eu achei incrível. A fotografia tem o poder de eternizar momentos, e o projeto consegue, por meio de uma plataforma na internet, justamente chamar a atenção para a força dessa arte e trazer memórias marcantes através das imagens registradas”, diz Patrícia.
A segunda história da série é contada pelo psicólogo, blogueiro e fotógrafo viajante Brian Baldratti. Brian registra a história do casal de idosos holandeses, Greetje e Herman van Westering, conhecidos em Carambeí, no Paraná, pelo amor e união duradoura e pela Kombi que possuem há mais de trinta anos e é famosa na pequena cidade.
“Fotografia para mim é sinônimo de liberdade e amor. Eu quero que minhas fotos não sejam apenas imagens, mas algo que transmita sentimentos”, diz Brian Baldratti que gosta de fotografar pessoas com histórias de superação e paixão. “É gratificante conhecer as histórias por trás das imagens e poder compartilhar com os seguidores as memórias marcantes das pessoas que eu conheço durante minhas viagens pelo mundo”, completa Baldratti.
A terceira história, ainda inédita, será contada pelo designer, fotógrafo e youtuber Paulo del Valle, e será sobre Manoel Maria, que aos dez anos vendia jornais na rua para ajudar a família no Pará, superou as dificuldades, realizou seu sonho e tornou-se jogador profissional do Santos FC e da Seleção Brasileira.
“Eu sempre tive vontade de fazer este tipo de trabalho, ou seja, o de retratar histórias marcantes, e achei muito legal a ideia da Kingston. O projeto Memória Marcante tem uma forte ligação com a empresa, que sempre desenvolveu produtos em que as pessoas podem guardar seus momentos preferidos”, diz Paulo del Valle.
O projeto Memória Marcante pode ser acompanhado no Instagram da Kingston Brasil. A ação também terá suporte no canal oficial da marca no YouTube.