O rabino e professor David Weitman, da Sinagoga Beit Yaacov da Congregação e Beneficência Sefaradi Paulista, entra em campo durante a Copa do Mundo no Brasil para falar de espiritualidade e promover valores humanitários universais. Com estreia no YouTube, na última terça-feira (10), ele lança uma série de programetes de conteúdo abrangente usando o futebol como metáfora. A realização é da Fischer.
Em tom leve e bem humorado, o rabino traça um paralelo entre a prática esportiva e comportamentos universalmente desejáveis, abordando questões como colaboração e espírito de equipe, lealdade, disciplina, foco, confiança, paciência e respeito. “O globo terrestre é uma bola e nossa missão na Terra é justamente levantar essa bola e melhorar a humanidade através de ações, táticas e estratégias que minimizem as injustiças, a miséria, as desigualdades, a competição destrutiva e a inveja. O futebol pode nos dar muitas lições nesse sentido. Assim como numa partida, na vida nós também temos de perseguir um objetivo, usando todas as nossas forças positivas”, diz o Rabino.
Serão 18 episódios de dois a três minutos cada, com estreias duas vezes por semana, todas as segundas e quintas-feiras. A ideia do projeto Rabino na Copa surgiu depois que amigos e alunos o convenceram de que o Mundial no Brasil era uma boa oportunidade para levar a um número maior de pessoas ensinamentos que ele costuma fazer na sinagoga.
“Vamos aproveitar que nessa época está todo mundo falando sobre futebol, todo mundo feliz e com um pouco mais de tempo, pra falar de espiritualidade e alimentar a alma através dos canais na internet”, completa o Rabino, que procurou a agência Fischer para viabilizar a iniciativa.
“Quando o Rabino David nos falou sobre o projeto, abraçamos de cara. Um lance sensacional: pegar jogadas e terminologias de futebol para fazer analogias com comportamentos que podem nos tornar melhores como seres humanos. São mensagens para qualquer pessoa, independente de credo e religião. Nosso trabalho foi pensar num nome e deixar os vídeos num formato dinâmico, e o Rabino David bate um bolão: treina um pouco e manda o texto de primeira e sem script. Não precisamos regravar nenhum episódio”, diz Benny Fischer, da equipe de Criação da Fischer.
Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=SAnqhdcG2WE