Para reforçar a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, A.C.Camargo Cancer Center lança a campanha “Mãos quase perfeitas”, assinada pela agência J.Walter Thompson, em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização mundial sobre o câncer de mama.
A ação ressalta que mesmo mulheres com mãos talentosas e sensíveis, como artistas plásticas e bordadeiras, precisam ir além do autoexame. O conceito traz imagens radiológicas obtidas na mamografia que ganham contornos coloridos e floridos e frases que ressaltam o papel do exame para o diagnóstico precoce, consequentemente gerando redução de mortalidade por câncer de mama. Farão parte da campanha filmes que serão veiculados nas mídias sociais e material em pontos de ônibus.
Levantamento realizado pelos Departamentos de Epidemiologia e de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center junto a 4527 pacientes diagnosticadas com câncer de mama e tratadas na instituição desde 2000 mostra que 76% dos casos foram descobertos nas fases mais iniciais de desenvolvimento da doença (entre os estadios 0 a 2). Além disso, o diagnóstico precoce, conforme mostra o trabalho, está diretamente associado com a queda de mortalidade.
“Ao avaliarmos esses dados, dividindo os períodos em quinquênios, fica evidente que houve uma melhora estatisticamente significativa na sobrevida das pacientes nos últimos anos em comparação com o quinquênio de 2000 a 2004, demonstrando que há uma evolução no entendimento da doença e da importância do tratamento personalizado em um centro especializado na doença”, destaca a cirurgiã oncologista e diretora de Mastologia do A.C.Camargo, Fabiana Baroni Makdissi.
“Embora o pico de incidência de câncer de mama se dê entre os 50 e 69 anos, uma parcela grande de pacientes é beneficiada pelo diagnóstico precoce antes dessa idade. É importante discutir com o médico especialista as características de cada indivíduo e campanhas como estas demonstram reflexo positivo na conscientização e na desmistificação no diagnóstico e tratamento desta doença”, ressalta Fabiana.
O levantamento também trouxe dados que legitimam a importância da mamografia nesta faixa etária entre 40 e 50 anos, com repetição anual, para mulheres sem sintomas ou história prévia de câncer de mama. Dentre os 4527 casos analisados, 4 entre 10 pacientes foram diagnosticadas antes dos 50 anos (sendo 11,4% abaixo dos 39 anos e 28,7% dos 40 aos 49 anos). “Embora o pico de incidência de câncer de mama se dê entre os 50 e 69 anos, uma parcela grande de pacientes é beneficiada pelo diagnóstico precoce antes dessa idade. É importante discutir com o médico especialista as características de cada indivíduo e campanhas como estas demonstram reflexo positivo na conscientização e na desmistificação no diagnóstico e tratamento desta doença”, ressalta Fabiana.
Com base nesses números, a Diretora de Criação da J. Walter Thompson, Luciana Cardoso, explica que a estratégia com a campanha “Mãos quase perfeitas” é ressaltar a importância da mamografia e mostrar que é preciso ir além do autoexame, mesmo para as mulheres com grandes habilidades manuais e grande sensibilidade, como artistas plásticas e bordadeiras. “Convidadas para serem protagonistas da campanha, essas mulheres aceitaram imediatamente reforçar essa mensagem de conscientização sobre a importância fundamental da mamografia para alertar outras mulheres”, afirma.
Ficha técnica
A.C. Camargo Cancer Center| Outubro Rosa | 2016 – Mãos Quase Perfeitas
Agência: J. Walter Thompson
Cliente: A.C. Camargo Cancer Center
Produto: Institucional
Título: Mãos Quase Perfeitas
CCOs: Ricardo John e Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Direção de Criação: Luciana Cardoso, Danilo Janjacomo
Brand Leader: João Dabbur
Redator: Julia Velo, Nayara Lima
Diretor de Arte: Fernanda Sousa, Paula Bustamante, José Oliveira, Paulo Filipe
Atendimento: Yves Rodrigues, Enrico Cavallari
Mídia: Camila Bertoli, João Dabbur, Ariane Finavaro, Douglas França, Marina Pereira
Planejamento: Stella Pirani, Marcus Pesavento
Direção RTV: Marcia Lacaze
Produtora RTV: Ana Mello
Produtora: Paranoid
Direção: Brendo & Gonfiantini
Direção de Fotografia: Adriano Gonfiantini
Atendimento: Marcel Weckx
Produção Executiva: Egisto Betti
Edição: Frederico Brioni
Produtora de som: Soup!
Atendimento Produtora de Som: André Faria
Locução: Cláudia Haragushi e Tânia Turcato.
Mixagem: Equipe Soup!
Aprovação cliente: José Marcelo de Oliveira, Vanessa Flora Armellini
Artistas que colaboraram com os OOH:
Anália Moraes
Clara McAllister
Clube do Bordado
Patricia Lima
Yumi Shimada
Fernanda Menge.