A rede de ensino de idiomas CNA lança, em parceria com a agência FCB Brasil, o projeto Speaking Exchange, que une estudantes brasileiros da escola a americanos que vivem em lares destinados à terceira idade. Esse encontro é realizado por meio de uma ferramenta digital exclusiva, que coloca os alunos da escola frente a frente com os americanos via videochat.
A proposta do Speaking Exchange é permitir uma troca de experiências entre alunos brasileiros que praticam o inglês e idosos americanos, estabelecendo um relacionamento que ultrapassa as barreiras geográficas e de linguagem e agrega valor à vida dessas pessoas.
“A ideia do projeto Speaking Exchange é transformar vidas. Nossos alunos têm a oportunidade de praticar inglês com pessoas que estão dispostas a ouvir. Durante o bate-papo, eles transmitem informações e conceitos da vida que possuem no Brasil para idosos americanos, que muitas vezes sequer tiveram contato com algum brasileiro anteriormente”, explica a diretora de Marketing do CNA, Luciana Fortuna.
A ferramenta desenvolvida exclusivamente para essa “integração intercontinental” permite aos alunos que escolham uma instituição cadastrada, junto com um tema de conversa sugerido pelo próprio sistema. Após o diálogo, um vídeo é gerado e arquivado em um canal privado no YouTube para que os professores possam avaliar o desenvolvimento do aluno. O projeto-piloto foi aplicado na unidade CNA Liberdade junto a Windsor Park Retirement Community, em Chicago (EUA).
“O CNA investe em novos recursos e modelos que aproximam o que apresentamos em sala de aula ao dia a dia dos alunos. Nosso objetivo é que eles aprendam o idioma com experiências reais de vida e se tornem cidadãos do mundo”, afirma o Diretor de Educação do CNA, Marcelo Barros.
“A ideia é simples e o projeto win-win, isto é, todos ganham, alunos e idosos americanos. É emocionante ver as reações e a satisfação deles. Realmente funciona para os dois lados”, destaca Joanna Monteiro, diretora executiva de criação da FCB Brasil. Para Max Geraldo, diretor executivo de criação da agência, “a beleza desse projeto está na crença do CNA de que se formam melhores alunos quando se formam melhores pessoas.”
O vídeo está disponível pelo link: http://youtu.be/3ka8SEny7ws
Ficha técnica:
Cliente: CNA
Produto: Speaking Exchange
Agência: FCB Brasil
Direção executiva de criação: Joanna Monteiro e Max Geraldo
Diretor de criação digital: Pedro Gravena
Criação: Vinícius Fernandes, Bruno Mazzotti, Daniel Alves e Mauricio Bina
Creative Technologist: Márcio Bueno
Produção Digital: Brave.ag
Projetos: Lia D’Amico
Tecnologia: Gerson Lupatini e Caio Mello
Atendimento: Mauro Silveira, Alec Cocchiaro, Pedro Führer e Thiago Figueiredo
Planejamento: Raphael Barreto, Lia Bertoni e Pedro Schneider
Mídia: Alexandre Ugadin, Tiago Santos, Fábio Tachibana, Sandra Carvalho e Fábio Menezes
RTV: Vivi Guedes, Ana Flávia de Lucca e André Fonseca
Produtora de imagem: Hungry Man
Direção: Ricardo Mehedff
Co-direção: Fábio Pinheiro
Direção de fotografia: Fernando Young (Brasil) e Grant Weiss (Chicago)
Produção: Hungry Man
Atendimento: Mariana Marinho
Montador: Rodrigo Resende
Managing Partner: Alex Mehedff
Produção Executiva: Alex Mehedff e Rodrigo Castelo
Pós produção: Hungry Man e Psycho
Supervisão de pós produção: Rodrigo Oliveira
Produtora de Som: Timbre
Aprovação do cliente: Luciana Fortuna, Nicadan Galvão, Diego Marmo e Ricardo Martins