Criada pela Giacometti Comunicação, o Banco do Brasil lança nova campanha com circulação nacional e foco nas micro e pequenas empresas. Filmes para televisão, anúncios impressos e spots de rádio valorizam as chamadas “MPE”, apresentando números que comprovam sua importância para a economia nacional e, portanto, justificam a criação de linhas de crédito, produtos e aplicativos específicos, assim como a disponibilização de agências exclusivas para esse segmento pelo banco brasileiro.
São três filmes institucionais de 60 segundos, dirigidos por Rodolfo Vanni, da produtora Companhia de Cinema. Os vídeos partem de dados macroeconômicos, apresentando o impacto que o Banco do Brasil gera na economia de todo o país quando investe no setor das MPE, e traduzem o significado disso na vida de cada micro ou pequeno empresário por meio de exemplos individuais. Com esse raciocínio macro/micro, o primeiro filme, de perspectiva mais geral, mostra a relação direta entre o apoio do banco, por meio da concessão de mais de R$ 130 bilhões em créditos no período de um ano, e a expansão das micros e pequenas empresas. O vídeo também informa que os produtos personalizados da instituição fomentam o segmento, fundamental para a geração de empregos no país, destacando ainda a oferta do gerenciador financeiro, que pode ser acessado via aplicativo pelo celular ou tablet.
A vocação das micro e pequenas empresas para a geração de empregos é priorizada no segundo filme, no terceiro o banco traz dados da contribuição das MPE para a economia brasileira e nos três filmes o destaque é a existência de agências exclusivas do Banco do Brasil para o micro e pequeno empresário.
Para atingir o público alvo, a área de criação da Giacometti usou a técnica da associação pelo exemplo, destacando as MPE como uma confecção, uma pousada, um restaurante e uma loja de acessórios. Em todas as peças, o Banco do Brasil é apresentado como “o melhor banco para os melhores negócios”. A assinatura da campanha destaca a adequação da instituição às demandas dessa clientela: “Banco do Brasil, o banco da micro e pequena empresa”. A campanha também faz referência à identidade do banco, comum a todas as peças atuais de comunicação: “É para transformar a vida das pessoas que esse banco existe. Banco do Brasil, bom para todos”.
Spots de rádio e anúncios impressos para revista e jornal também enfatizam as mensagens, que serão reforçadas em datas como o Dia das mães, o Dia dos pais, o Dia das micro e pequenas empresas (05/10) e o Dia das crianças, com peças específicas que destacarão o apoio da instituição nas datas representativas para o segmento.
Veja um dos vídeos da campanha: http://www.youtube.com/watch?v=vtodepxlhZQ
FICHA TÉCNICA
Agência: Giacometti Comunicação
Cliente: Banco do Brasil
Campanha: MPE Macro e Micro
Produto: MPE
Diretor de criação: Wesley Santos
Criação: Wesley Santos, Alex Alencar, Polyana Bandeira, Luiz Gustavo e Bruno Jéfter
Direção: Rodolfo Vanni
Produção: Companhia de Cinema
Música, sound design e mixagem: In Sonoris
Fotos: Hugo Santarém
Ilustrações 3D: Z-axis 3D Studio
Rtv-c: Marco Ettore
Atendimento: André Fagundes, Laurice Lima e Laura Taborda
RTVC: Rosinha Pinheiro/ Marco Ettore
Planejamento: Willer Velloso/ Joyce Mescolotte/ Fernanda Mendes/ Ana Luiza
Aprovação Cliente: Hugo Paiva, Fábio Cunha, Thaís Berenice e Bárbara Costa