Os telespectadores brasileiros terão uma nova emissora de TV a partir do dia 21 de junho. O Canal Rural X, é o segundo veículo do Canal Rural, que nasce com viés educativo e com foco nos profissionais do campo. O Sistema CNA/SENAR – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – é o principal parceiro do novo Canal e leva para a TV uma programação de seis horas diárias voltada à qualificação e atualização de profissionais do campo.
A emissora atingirá inicialmente três milhões de lares que detêm antena parabólica digital no País e apresentará um novo conceito de sala de aula. Usando recursos tecnológicos, cenário modular e mix de informação e entretenimento. O canal criará ambiente mais atrativo de ensino para a audiência.
Teremos recursos com câmeras robóticas no estúdio, promovendo um conceito de educação sem cara de sala de aula. O cenário terá três ambientes, com direito à plateia, bancada para apresentação dos professores, telas interativas de 75 polegadas e outros recursos que moldam o estúdio a cada programa”, destaca Julio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural.
Contribuir para a qualificação da mão de obra de quem atua no campo sempre foi o objetivo estratégico do Canal Rural. Segundo Donário Lopes de Almeida, presidente da empresa, a capacitação faz parte da evolução do agronegócio e a parceria com a maior entidade representativa do setor possibilitou a criação de uma grade rica para o aperfeiçoamento da audiência. “Essa aproximação com o Sistema CNA/SENAR é importante, porque nos mantém conectados com os sindicatos de produtores nas mais diversas regiões, culturas e cadeias. Só assim conseguiremos entender melhor quem é esse produtor, o que ele precisa e como podemos servi-lo”.
A grade do Canal Rural X terá seis horas de conteúdo educativo exclusivo do Sistema CNA/SENAR (ao vivo e gravado), das 6h às 11h, faixa batizada de Canal do Produtor. O cantor, compositor e violeiro, Yassir Chediak e o jornalista Marcelo Lara ficarão à frente da apresentação, ao lado de outros professores e técnicos. No restante do dia serão veiculados documentários e programas especiais de cunho educativo do acervo do Canal Rural. O objetivo é utilizar essas 18 horas restantes como laboratório de experimentação para novos formatos de conteúdo.
Como forma de dar apoio à nova emissora, o Canal Rural também ganhará um novo programa específico sobre capacitação técnica em sua própria grade. O objetivo é difundir o trabalho feito pelo Sistema CNA/SENAR e convidar a audiência a acompanhar o Canal Rural X. Na atração Senar em Campo, Yassir visitará produtores que receberam o treinamento técnico da entidade, trazendo histórias de bastidores desses profissionais e sua produção.
Para a operação, o canal conta com estrutura completa dentro do Palácio da Agricultura, em Brasília (DF), antiga sede do Sistema CNA/SENAR. No local foi montado estúdio, onde operam as equipes de produção, técnica e de programação. Esse é a segunda unidade do Canal Rural no Distrito Federal. Para o projeto, 17 profissionais foram contratados e vão trabalhar em parceria com a sede, em São Paulo (SP). A capital paulista fica responsável por receber o conteúdo via fibra óptica e retransmiti-lo por satélite.
Outra novidade do Canal Rural X são os modelos de intervalos comerciais. Segundo o diretor comercial do Canal Rural, Marcos Gomez, a ideia é oferecer projetos de branded content em detrimento aos modelos tradicionais de 30 segundos. Se uma fabricante de tratores quiser anunciar, por exemplo, precisará fornecer conteúdo educativo.
“Queremos romper o modelo comercial clássico, com formatos de até três minutos que contenham serviços para a audiência. Já estamos conversando com marcas e entidades interessadas nessa proposta”, destaca Gomez.
Desde 2000, o Canal Rural mantém um departamento de branded content especializado em produzir conteúdo multiplataforma para anunciantes. Entre as marcas mais recentes que trabalharam o conceito, destaque para Volkswagen/MAN, Banco do Brasil, Massey Ferguson, JBS.