O famoso cafezinho espresso é uma espécie de coringa, adequado e ideal para qualquer horário e ocasião. Acontece que a maioria dos brasileiros aprecia um café longo nas primeiras horas do dia, seja puro ou com leite. A linha de capsulas Lungo (110 ml) da Nespresso lançou uma campanha digital, criada pela agência VML, para mostrar a diferença entre os dois tipos da bebida e aproximar a marca ainda mais do dia a dia dos brasileiros. A iniciativa contempla ainda um canal de conteúdo exclusivo dentro do site Catraca Livre.
Para Isabel Masagão, gerente de marketing da Nespresso Brasil, as redes sociais constituem um dos principais meios de diálogo da marca com seu público, o que motivou um maior investimento no meio digital. A pauta mais urgente é introduzir o Lungo no café da manhã dos brasileiros. “Ao explicarmos didaticamente os benefícios das cápsulas do Lungo, aproveitamos para fortalecer nossos vínculos com foco na cultura do café”, comenta. Ela ainda acrescenta que “as ativações nas redes sociais também foram concebidas para potencializar as experiências do consumidor e preparar o terreno para os próximos lançamentos da Nespresso no país”.
No Facebook, os gifs trabalham a explicação do conceito do café Lungo. Já o formato “dark post” (aquele que fica oculto na timeline da marca e atinge apenas uma audiência determinada) é inserido no momento do café da manhã das pessoas, entre as 6h e as 10h30. “Um dos gifs teve mais de 20 mil likes e 300 compartilhamentos. Começamos a ver resultados nos comentários dos usuários no Facebook, que agora já entendem o conceito do café Lungo”, explica Fernando Taralli, presidente da VML.