A EMTU/SP, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, inicia na próxima semana uma campanha educativa de assentos prioritários nos ônibus metropolitanos das cinco regiões do Estado. Com o tema “Todos os assentos são preferenciais quando o assunto é RESPEITO”, as peças de comunicação serão utilizadas para incentivar os usuários a assumirem posição cidadã, cedendo seu lugar aos mais necessitados, independente se são lugares destinados a essa finalidade ou não.
As peças de comunicação trazem imagens de prioridade em todos os assentos de ônibus, solicitando que o usuário “ofereça seu lugar a quem mais precisa”. A proposta é mudar um conceito por meio do exercício da cidadania.
Serão fixados cartazes em mais de 6 mil ônibus de 133 cidades, nos terminais metropolitanos, chamadas nas redes sociais e ações de assessoria de imprensa .“Como cidadãos, podemos oferecer mais do que a lei assegura. Num gesto humanitário e de gentileza, não custa oferecermos o lugar às pessoas necessitadas. E a campanha chega para incentivar nossos usuários nesse novo comportamento”, explica Joaquim Lopes, Diretor-Presidente da EMTU/SP, empresa ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) e ao Governo do Estado de São Paulo.
A campanha, criada internamente pela equipe de Comunicação da EMTU/SP, será veiculada até o final da primeira quinzena de maio.