O Estadão fechou parceria com o Twitter para ser fornecedor de conteúdo da plataforma Moments, que acaba de chegar ao Brasil. O serviço, anunciado pela empresa no início de outubro e já disponível nos Estados Unidos, destaca os principais assuntos do momento para os usuários da rede social. O Brasil é o segundo país a receber o serviço, que permite que os usuários acompanhem os assuntos mais comentados na rede sem precisar seguir ninguém.
Para acessar o Moments, o usuário deve clicar no ícone com o formato de um raio, que aparece tanto ao app para Android e iOS, como na versão web – ainda não há previsão para uma versão no Windows Phone. A lista de assuntos mais quentes do momento é atualizada à medida que novas histórias se tornam popular. O usuário também pode acompanhar a discussão em torno de temas organizados em categorias, como notícias, esportes e entretenimento.
Cada notícia específica tem uma “capa”, com título, uma foto e uma pequena descrição do que é o assunto abordado. Ao clicar nessa capa, o usuário tem acesso a diferentes tuítes de empresas jornalísticas e de usuários do Twitter. Os conteúdos são selecionados por uma equipe de jornalistas da rede social. Segundo Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para a América Latina, cerca de 50 histórias diferentes serão contadas por dia pelo Moments.
“Nós já estávamos criando uma nova experiência para os usuários do Twitter. O conteúdo já estava na plataforma, mas as pessoas tinham que procurar por ele, seguindo contas específicas, buscando hashtags ou outros termos. Agora, os melhores vídeos, fotos e tuítes estarão à distância de um clique”, disse Stamillo, durante o anúncio do Moments. A equipe de curadoria selecionará as melhores postagens de contas do Twitter, que inclui jornais, jornalistas, usuários “comuns” e testemunhas dos acontecimentos.
Segundo o executivo, o serviço dará privilégio a tuítes que contenham vídeos e fotos. Além disso, o Moments deve servir como porta de entrada para o usuário novato da rede social. “A ideia é educar o usuário. A partir do Moments, o usuário vai descobrir quem ele pode seguir dentro da plataforma”, explicou Stamillo. Para ter acesso ao Moments, é preciso instalar a última atualização do Twitter, já disponível nas lojas de aplicativos (App Store e Google Play).
O Moments chega em uma época delicada para o Twitter, cujas ações na bolsa estão em queda após tentativas fracassadas de atrair novos usuários ativos. Por mês, a rede conta com 320 milhões de pessoas utilizando a ferramenta. Jack Dorsey, um dos cofundadores do novo serviço, voltou ao cargo de CEO recentemente para ajudar o serviço a voltar a crescer. Para Edney ‘Interney’ Souza, consultor de mídias sociais, o Moments vai encurtar o caminho do usuário que não sabe quem deve seguir. A plataforma deve ficar mais fácil de usar. Pedro Waengestner, CEO da Aceleratech, por sua vez, acredita que o serviço pode abraçar “o usuário casual”.
Já Alexandre Inagaki, analista de mídias sociais, acredita que o Moments pode ajudar o Twitter a voltar a ser o termômetro dos principais acontecimentos do mundo – função que era ocupada antigamente pelos trending topics. “Hoje, os trending topics são tomados por ações de fã clubes ou hashtags promocionais. Talvez o Moments ajude o Twitter a ter a noção do que é relevante no mundo hoje”.