Com o objetivo de estimular a igualdade de gênero, abordar maneiras de incorporar a questão na estratégia do negócio, identificar boas práticas que possam ser replicadas e fornecer ferramentas para mensurar avanços, doze empresas se uniram para criar a Associação Movimento Mulher 360 (MM360).
O lançamento oficial aconteceu na última quinta-feira (08) com a presença dos CEOs e executivos das empresas fundadoras. O evento contou com um debate mediado pela jornalista Maria Cândida.
A associação nasce com o objetivo de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus. Para cumprir esta missão, a associação organizará as atividades em três pilares estratégicos: fomento, sistematização e difusão de práticas empresarias que permitam o avanço do desenvolvimento econômico feminino nas empresas, nas comunidades e na cadeia de valor.
Fruto da parceria entre Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson & Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart, a Associação Movimento Mulher 360 está alinhada com os sete Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres.
O foco será a articulação e mobilização da comunidade empresarial para ações coordenadas e de grande impacto que de fato contribuam para o empoderamento feminino e para promover uma verdadeira transformação na sociedade. Por isso, uma das iniciativas do pilar Sistematização foi o desenvolvimento de indicadores que possibilitarão estruturar iniciativas e mensurar os seus resultados. Em parceria com o Instituto Ethos, foram elaborados 12 indicadores, dentre eles: estratégias para a promoção da equidade de gênero; promoção da diversidade e equidade; equidade de oportunidades, inclusão e não-discriminação de gênero.
A associação está aberta à adesão de outras empresas, basta acessar o site www.movimentomulher360.com.br. O Grupo Boticário foi a primeira empresa a aderir à iniciativa após sua criação pelas doze empresas fundadoras.