Para homenagear os 20 anos de legado de Ayrton Senna, a JWT criou o conceito “Ayrton Senna Sempre” que será guarda-chuva para todas as ações de 2014. Toda a comunicação vai ao encontro da filosofia do Instituto Ayrton Senna (IAS), e se reflete na assinatura criada pela JWT: “Jamais vai existir outro Senna, mas todo mundo pode ser a cada dia, sempre, um pouco mais Ayrton”.
Com dois minutos de duração, o filme emociona pela sensibilidade em mesclar imagens que tornaram Senna um mito. Entre as cenas, recortes históricos, como ultrapassagens audaciosas que lhe garantiram a vitória mesmo quando a liderança do adversário era dada como certa. Momentos inesquecíveis para uma geração que o viu subir tantas vezes ao pódio, sempre fazendo questão de ter às mãos uma bandeira brasileira.
Toda concepção da campanha é baseada em uma história que vai além dos pódios que Senna conquistou, tendo sido o primeiro deles em 1984, em seu ano de estreia na F1. Dez anos depois, consagrado como tricampeão mundial, ele deixou as pistas após um acidente em Ímola, na Itália. Mas naquele mesmo ano, 1994, seu lado brasileiro patriota preocupado com o seu País e sua personalidade admirável pelo espírito obstinado pela conquista dos seus objetivos se personificaram com a criação do IAS, presidido desde então por Viviane Senna, empresária e irmã do piloto.
“Ayrton representa vitórias que o Brasil conquistou muito além do esporte. Ele é a garra brasileira, a perseverança em meio às dificuldades, a vitória alcançada com esforço enorme. Ayrton representa também a inteligência criativa, a coragem, a solidariedade para com amigos e desconhecidos. São valores que nós, brasileiros, cultivamos e vimos tão bem expressos na figura daquele campeão, que somava a tudo isso uma precisão técnica obstinada. Um brasileiro que nunca desacreditou, que venceu porque trabalhou duro, que não usava o ´jeitinho´ para conseguir o que queria, que se emocionava quando tremulava nossa bandeira e subia com ela ao pódio, que sempre acreditou num Brasil melhor, mais digno e justo”, diz Viviane Senna. “Procuramos mostrar que além do Senna piloto, idolatrado mundialmente e inigualável, também existia um Ayrton, o homem que levava treino muito a sério, que era obcecado pela perfeição e, acima de tudo, tinha um coração enorme”, afirma Gustavo Soares, Diretor de Criação da JWT.
Os resultados conquistados pelo Instituto Ayrton Senna nesses 20 anos de atuação mostram que, com oportunidade, crianças e jovens de qualquer lugar do País podem vencer na escola e na vida. Todos podem ser um Ayrton, desde que perseverem pelo seu pódio, seja ele qual for.
Ficha Técnica
Cliente: Instituto Ayrton Senna
Agência: JWT
Produto: Institucional
CCO: Ricardo John
Head of Art: Fabio Simões
Diretor de Criação: Gustavo Soares
Redatores: Gustavo Soares e Paulo Amaral
Diretor de arte: Pablo Lobo
Atendimento: Michelle Michel e Alice Fairbanks
GP: Cecilia Posada
Mídia: João Dabbour, André Sanches, Luiz Zerbini
Head of RTV: Márcia Lacaze
Produtora de RTV: Fafá Oliveira
Produtora: Bando Studio
Diretor: Fabio Menees e Simone Colombo
Produtor Executivo: Leandro HBL
Montador: Fabio Menezes
Artes e Efeitos em Rotoscopia: Michele Grafus
Finalização e Pós-produção: Bando Studio
Trilha Sonora: Atakk
Aprovação Cliente: Bianca Senna, Irineu Villanoeva Jr, Maria Helena Magalhães e Larissa Mrozowski