InícioProdutoraMostra de Cinema das Missões terá exibição especial

Mostra de Cinema das Missões terá exibição especial

Exibições da mostra acontecem no interior da antiga catedral de São Miguel Arcanjo

Marcada para acontecer de 29 de outubro a 1º de novembro, a quarta edição da Mostra de Cinema das Missões já tem sua primeira atração confirmada. O evento contará com uma sessão inédita de exibição do clássico A Missão (1986), dirigido por Roland Joffé e estrelado por Robert De Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson. O drama resgata justamente o contexto histórico das Missões Jesuítico-Guarani, tendo como cenário simbólico a catedral de pedra do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, espaço que se transforma em uma sala de cinema ao ar livre durante a mostra.

Marcada para 30 de outubro, a sessão especial acontece em um ano simbólico para a região e para o cinema: marca os 400 anos das primeiras Missões Jesuítico-Guarani e os 40 anos do filme que levou parte dessa história e de seu imaginário a públicos de todo o mundo.

“Quatro décadas depois de sua estreia, A Missão retorna, assim, de forma inédita, ao território que inspira sua narrativa, transformando a própria exibição em um encontro entre diferentes medidas do tempo: quatro séculos de história inscritos na pedra e quatro décadas de uma memória recriada pelo cinema”, destaca Manuela Fetter Nicoletti, cocriadora e diretora curatorial da Mostra de Cinema das Missões.

Filme A Missão, de 1986, dirigido por Roland Joffé

A confirmação também adianta a perspectiva curatorial desta edição, O tempo como medida de observação, que propõe olhar para o passado não como algo imóvel, mas como matéria viva, continuamente reinterpretada no presente e capaz de nos fazer imaginar futuros. “Entre a permanência da pedra e a passagem da luz, o filme volta às Missões como uma história que atravessou o tempo para ser contada, agora, no próprio lugar de onde ela nasceu”, explica Darius Pippi, cocriador e diretor criativo da Mostra de Cinema das Missões.

Além do longa-metragem, a quarta edição da Mostra de Cinema das Missões contará com a exibição de curtas-metragens locais, nacionais e internacionais que perpassam temáticas como a coexistência entre povos, consciência ecológica e migrações. A programação completa será anunciada no dia 13 de outubro.

Os ingressos para a sessão especial, assim como para os demais dias da mostra, serão disponibilizados gratuitamente, para retirada pelo Sympla, a partir de quinta-feira, 1º de outubro.

Realizada dentro um Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco e em parceria com o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Mostra de Cinema das Missões vai muito além da exibição de filmes e propõe uma celebração artística e histórica, levando o público para dentro de um espaço geográfico que faz parte da constituição da identidade do Estado e que mantém fortes vínculos e conexões com a herança indígena do país. No interior das ruínas, é montada uma estrutura de cinema ao ar livre, com cadeiras e uma tela posicionada entre as estruturas remanescentes da antiga catedral.

Desde sua criação, em 2023, a iniciativa vem ampliando sua dimensão e alcance, se consolidando como uma plataforma cultural de exibição, formação e circulação audiovisual, com ações que se estendem para além da programação cinematográfica. Além das sessões nas ruínas, a mostra conta com uma agenda paralela, com o objetivo de expandir as discussões para além da sala de exibição. Durante todo o evento, também é realizada uma série de palestras e debates na região.

Neste ano, a quarta edição da mostra foi anunciada durante o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizado em parceria entre a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e a prefeitura de São Miguel das Missões. Na ocasião, foi entregue o Prêmio Voz da Terra, distinção criada pela Mostra de Cinema das Missões. Em sua estreia, o troféu foi dedicado à Fernanda Montenegro, artista que, há décadas, é a voz que conduz o público pela história das Missões Jesuíticas durante o espetáculo Som e Luz – espetáculo que há mais de 40 anos acontece na região.

A mostra já se encontra aprovada no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC), o que possibilita a captação de recursos junto a empresas e instituições parceiras.

Serviço
Mostra de Cinema das Missões 2026

De 29 de outubro a 1º de novembro

Com sessões de cinema no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (Rua São Luiz, s/n), em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul

Os ingressos para a sessão especial, assim como para os demais dias da mostra, serão disponibilizados gratuitamente, para retirada pelo Sympla, a partir do dia 1º de outubro

A programação completa será anunciada no dia 13 de outubro

Mais informações nas redes sociais em @cinemissoes e no site www.cinemissoes.com.br

Artigos relacionados

Novidades