“Você sabe o que vai comer hoje? 7 milhões de brasileiros não. Comida no prato hoje muda o futuro”. A frase, estampada em peças de mobiliário urbano da Eletromidia em todo o Brasil, chama a atenção para a urgência da fome e faz parte da nova campanha institucional realizada pelo Pacto Contra a Fome, instituição suprapartidária e multissetorial que atua pelo fim da fome, redução do desperdício e por uma alimentação adequada para todos os brasileiros.
A campanha é uma parceria entre o Pacto Contra a Fome e a agência Africa Creative e contará ainda com um filme publicitário e ações de ativação até o fim deste ano. Além da mobilização da sociedade, a ação pretende reverter doações para a manutenção dos projetos da instituição.
“Quando a gente decidiu estampar essa pergunta no mobiliário urbano do país, não foi só uma escolha de mídia, mas de propósito. A ideia é tirar a fome do campo da estatística e trazer para a urgência da vida real, do dia a dia de quem passa por ela. A campanha busca transformar a visibilidade em mobilização”, explica Nelson Gonçalves Junior, head de Marketing e Comunicação do Pacto Contra a Fome.
“Fome é desespero. Sete milhões de brasileiros convivem com a insegurança alimentar grave. Mais do que dar visibilidade a esse número, precisamos humanizar essa estatística e criar caminhos para que as pessoas possam se engajar e contribuir para erradicar a fome no nosso país. É um problema complexo, que exige a contribuição de todos. A fome não conhece lados. Só conhece urgência”, comenta Raphael Vandystadt, VP de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Africa Creative e sócio-fundador da Pororoca.
Segundo dados do último levantamento do IBGE, o Brasil conta hoje com 54,7 milhões de brasileiros em insegurança alimentar, sendo cerca de 7 milhões com fome. Apesar dos avanços dos últimos anos e de ter saído do Mapa da Fome em 2025, o país ainda está distante de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU de erradicar a fome até 2030.
PACTO CONTRA A FOME 2026
Cliente: Pacto Contra a Fome
Agência: Africa Creative
CCO: Sergio Gordilho
ECD: Aaron Sutton
Diretor de Criação: Sergio Fonseca
ACD: Pedro Paulo Mesquita
Criação: Felipe Sanches, Diana Coutinho, Otavio Mancuso, Pedro Apud, Valentina Lindstron
CEO: Marcio Santoro
Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade: Raphael Vandystadt.
Co-COO: Renato Broggin
Atendimento: Isabelle Lodetti
Operações: Mariana Figueiredo, Geórgia Rohn, Victoria Ruiz
Mídia: Haroldo Paro, Ademir Camargo
CSO: Ana Paula Kuroki
Planejamento: Luciana Mussato e Clara Reis
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Natalia Ribas


