O Carnaval é conhecido como um dos períodos de maior consumo de álcool do ano, com dias seguidos de exposição ao sol e alimentação pouco nutritiva. Apesar da impressão de que os brasileiros ignoram a saúde e a boa forma durante o mês de festa, os dados de comportamento de busca online revelam uma preocupação considerável tanto na preparação para as festividades quanto na recuperação pós-folia.
A Macfor, agência de marketing digital full service, analisou o volume de buscas por marcas de bem-estar antes e após o Carnaval, identificando um padrão de comportamento nos últimos quatro anos. O estudo comprova que o consumidor brasileiro aumenta a procura por certos produtos relacionados a wellness justamente nas semanas próximas a folia, apresentando picos de interesse nos dias anteriores e posteriores.
O mercado de suplementação alimentar aquece na semana anterior e nos dias logo a seguir ao Carnaval. Durante os anos analisados, o volume de buscas pela marca Growth aumentou 62,4% e, neste ano, segue crescendo na semana que antecede as festividades. Já a marca Integralmedica subiu 20,2% no mesmo intervalo. Neste ano, a marca também repete o padrão de aumento.
Esse parâmetro revela a queda pontual do interesse do consumidor nos dias de pico da festa, seguida de forte retomada na semana seguinte. Isso indica que o brasileiro pode não pesquisar sobre suplementação durante o Carnaval, mas a retomada acontece de forma imediata, demonstrando que a preocupação com boa forma e bem-estar não desaparece, ela aparece em outros comportamentos.
No Carnaval, marcas de skincare exploram a oportunidade de associação da festa ao verão. A Nivea registrou crescimento de 8% nas buscas nos últimos três anos no período de Carnaval. Em 2026, na semana que antecede a folia, o volume de buscas pela marca está em crescimento, impulsionado por campanhas para a festa, como a parceria com a influenciadora Patricia Ramos. A estratégia de associar a marca à imagem do verão e Carnaval aos cuidados com a pele durante a exposição solar tem encontrado um público receptivo.
No segmento de reidratação e recuperação, o Carnaval permanece como o segundo maior pico anual de buscas por Engov, atrás apenas do fim de ano. Além disso, sua aposta é na reinvenção com o lançamento da linha Engov After ano passado e a versão repaginada do Engov After Citrus para este ano.
Apesar da procura por produtos de wellness aumentar nas semanas de festas do Carnaval, o volume de buscas pela cerveja sem álcool, Budweiser Zero, não segue o mesmo padrão. Isso indica que embora a preocupação com o bem-estar esteja presente, durante o Carnaval, o consumidor não evita bebidas alcoólicas, visto que ao longo dos dias de festa, a busca pela Budweiser original aumenta e a sem álcool diminui.
“A diferença nas buscas por marcas de bem-estar e cerveja sem álcool no Carnaval mostra que o brasileiro busca o autocuidado sem abrir mão da experiência completa da data. Portanto, há uma grande oportunidade para as marcas de wellness antes e depois da festa, já que muitos preferem investir em prevenção e recuperação”, conclui Fabrício Macias, cofundador e VP de marketing da Macfor.
O levantamento examinou dados públicos de volume de buscas no Google pelas marcas mencionadas entre janeiro e março dos anos de 2022 a 2025, além de incluir o período até fevereiro de 2026, comparando as semanas de Carnaval com o restante do ano.