Em um ano marcado pelo mundial de futebol entre seleções, quando o Brasil inteiro entra em clima de torcida, a Syngenta anuncia sua nova campanha para o portfólio de fungicidas e aposta na criatividade, bom-humor e no uso da linguagem esportiva como recurso para tratar de um tema essencial no campo: a importância do planejamento, da antecipação e do manejo preventivo no controle de doenças nas lavouras de soja.
Com o mote “Você é produtor ou torcedor?”, a campanha utiliza referências do universo do futebol, uma paixão nacional, para provocar reflexão entre os produtores rurais. A proposta é mostrar que, assim como no esporte de alto rendimento, os melhores resultados na agricultura não vêm da torcida para que as condições sejam favoráveis, mas de estratégia, preparo e decisões tomadas com antecedência para proteger a produtividade.
Criatividade e leveza para falar de decisão no campo
Ao adotar uma abordagem criativa e próxima da realidade do produtor, a Syngenta reforça o papel do manejo preventivo como parte da tomada de decisão na lavoura. Os fungicidas ALADE®, MITRION® e MIRAVIS® Pro aparecem nesse contexto como ferramentas estratégicas diferenciadas, integradas a um planejamento técnico que considera clima, pressão de doenças e particularidades regionais, elementos decisivos para a redução de riscos e a proteção do potencial produtivo.
“As doenças agrícolas no cultivo da soja estão entre os principais fatores de perda de produtividade e podem comprometer uma parcela significativa do potencial produtivo quando o manejo é feito de forma tardia ou inadequada. Em um cenário de custos elevados e margens cada vez mais pressionadas, antecipar decisões deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade econômica para o produtor”, afirma Pedro Henrique Altomar, Gerente de Marketing da linha de Fungicidas da Syngenta Brasil.
Campanha multicanal e presença contínua
A campanha será veiculada ao longo do primeiro semestre de 2026 e contará com uma estratégia de comunicação regionalizada e multicanal, com vídeos, conteúdos digitais e materiais técnicos, pensados para dialogar com o cotidiano do produtor rural, que poderá conferir as comunicações nas redes sociais e portal da Syngenta, além de mídia programática em veículos selecionados.
Ao contrastar as figuras do “torcedor” e do “produtor”, a comunicação reforça a ideia de protagonismo no campo: quem produz precisa agir, decidir e se antecipar, assumindo uma postura estratégica diante dos desafios da safra, e não apenas torcer para que o cenário seja favorável e tudo ocorra bem.
