A Barte, referência em infraestrutura de pagamentos e corporate banking para médias e grandes empresas, anuncia sua estreia no maior palco da publicidade mundial: o Super Bowl. No domingo, 8 de fevereiro, a marca levou ao intervalo da transmissão do SporTV – canal do Grupo Globo, uma campanha que utiliza a tecnologia e o lúdico para questionar o status quo do mercado financeiro brasileiro.
Sob o mote “Mais Rápido e Melhor“, a peça central subverte a clássica fábula da “Lebre e a Tartaruga”. Diferente da moral tradicional, onde a velocidade é inimiga da consistência, a Barte apresenta uma realidade onde a agilidade e a robustez tecnológica caminham juntas, desafiando a percepção de que processos financeiros seguros precisam ser, necessariamente, lentos e burocráticos.
A escolha por personagens antropomórficos não foi apenas criativa, mas técnica. Criada pela produtora Not Brand, a campanha utilizou Inteligência Artificial de ponta para dar vida aos personagens, permitindo uma expressividade e detalhamento superiores ao uso de atores humanos para este conceito específico.
“O esforço foi encontrar uma narrativa que carregasse os atributos que queríamos subverter. O ‘Mais Rápido e Melhor’ é uma provocação direta à ideia de que segurança exige burocracia. No mercado financeiro, um dia ou algumas horas de instabilidade significam prejuízos de milhões para grandes empresas. Nós provamos que é possível ser o coração da operação com agilidade total”, afirma Raphael Dyxklay, Co-Founder e Presidente da Barte.
Embora o Super Bowl seja tradicionalmente dominado por marcas B2C, a Barte enxerga o evento como o momento ideal para consolidar seu posicionamento como uma “challenger brand” que desafia o senso comum de que as empresas já são bem atendidas pelos grandes bancos. Ao ocupar o intervalo de um canal do Grupo Globo a companhia foca no tomador de decisão que, além de executivo, é um entusiasta do esporte e da inovação. Em 2025, a corporação já havia feito uma ação exclusiva com a NFL para clientes em São Paulo fechando um camarote na arena da Neo Química, no jogo entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs.
A estratégia de veiculação conta com um filme de 30 segundos que será exibido em um momento estratégico da grade. A peça termina em um cliffhanger (suspense), direcionando o espectador via QR Code para a versão completa e estendida da fábula, onde a infraestrutura modular da Barte é detalhada.
O comercial ataca diretamente os gargalos de SLAs longos e documentações caóticas que ainda definem o setor. “O processamento de pagamentos é o coração das empresas e o mercado precisa parar de tratar como uma commodity. Utilizamos este marco publicitário para reforçar nossa missão: tratar a infraestrutura financeira com a seriedade que o volume transacional das grandes empresas exige, mas com a velocidade que o tempo presente demanda”, finaliza Dyxklay.
Ficha técnica:
Cliente: Barte
Título: Mais Rápido e Melhor
Diretora criativa: Amanda Talli
Pós-produção: Gustavo Lucena
Diretor executivo: Thomaz Fernandes
Produtora: Not Brand
