sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesSerasa Experian lança campanha com ‘medos dos empreendedores’

Serasa Experian lança campanha com ‘medos dos empreendedores’

Como enfrentar os medos que rondam 98% dos empreendedores brasileiros? A Serasa Experian, maior datatech do país, lança a campanha “Sem sustos na hora de fazer negócio”, que transforma os principais desafios das pequenas e médias empresas em monstros caricatos, mostrando como a tecnologia pode ajudar a derrotá-los.

Inspirada nas dores reais dos empreendedores e com auxílio de inteligência artificial, a comunicação apresenta dois personagens principais. Os monstros representam os desafios enfrentados pelos empreendedores, como:  inadimplência e incerteza sobre novos clientes, medos que podem ser derrotados com a Consulta do CPF/CNPJ ou com o Recomenda, solução que auxilia na concessão de crédito mais precisa. Já o outro monstro aborda a falta de controle financeiro e o caos da gestão manual, medos que podem ser extinguidos com o Saúde do Seu Negócio, produto de gestão e monitoramento do Score PJ, ou com o Serasa Descomplica, ferramenta de gestão financeira simples que por meio de I.A. traz insights personalizados acerca das finanças das PMEs.

“Sabemos que empreender no Brasil é um desafio e que vender com segurança, evitando o calote, e gestão financeira são as principais dores enfrentadas pelas pequenas e médias empresas. Por isso, queremos mostrar de um jeito leve e acessível como a tecnologia pode ser aliada do empreendedor. Ao transformar os medos em monstros, damos rosto a desafios reais e mostramos que, com as ferramentas certas, é possível superá-los com confiança, de maneira simples e fácil”, explica Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian.

A campanha estreou no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo, e terá desdobramentos em um mix 360º que inclui mídia digital, mídia exterior e conteúdo de performance, com sustentação até março de 2026.

A campanha tem a IA generativa com um papel importante na produção das peças e filmes. Usada para dar vida a ambientações e texturas dos cenários, integrou tecnologia e sensibilidade humana na construção dos personagens e do universo.

De acordo com pesquisa da própria Serasa Experian, 98% dos empreendedores afirmam que empreender é uma tarefa desafiadora, citando inadimplência, fluxo de caixa instável e falta de informação sobre clientes e fornecedores entre as principais dificuldades.

Com humor, tecnologia e propósito, a campanha reforça a missão da Serasa Experian de simplificar a jornada das PMEs e oferecer ferramentas acessíveis para que os negócios cresçam sem sustos.

“A campanha traz o potencial da criatividade e da IA juntos, sempre com o cuidado redobrado com a ética. Os dois personagens foram criados para mostrar, de forma lúdica e humana, alguns dos grandes problemas das PMEs e como a Serasa Experian tem a solução certa”, explica Luis Constantino, CEO e CCO da Oliver.

Ficha Técnica:

Agência: Oliver

Diretor de Negócios: Beto Rando

Diretor de Criação IA: André Lopes

Diretor de Criação: Rodrigo Esteves

Diretor de Martech: Roberto Rodrigues

Artigos relacionados

Novidades