A depressão é um dos maiores desafios de saúde mental no Brasil, que lidera os índices da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 11 milhões de brasileiros convivem com a doença, muitas vezes de forma silenciosa, refletida em isolamento social e mudanças sutis de comportamento. Para contribuir com o acolhimento e promover o bem-estar emocional das pessoas, a agência Binder, em parceria com a Unimed Ferj, lança o projeto SOS Songs, iniciativa que une inteligência artificial e música durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
O SOS Songs analisa, com apoio da inteligência artificial, o perfil emocional das músicas mais ouvidas no Spotify por cada usuário. A tecnologia interpreta características como energia, dançabilidade e tonalidade das faixas para criar um retrato simbólico do “clima” da playlist. O objetivo não é diagnosticar, mas estimular uma reflexão sobre como a pessoa está se sentindo e inspirar escolhas que favoreçam o equilíbrio emocional.
“A música é uma ferramenta poderosa de conexão emocional. Ao unirmos tecnologia, dados e empatia, queremos mostrar que é possível transformar a escuta em um gesto de cuidado”, afirma Marcelo Andrade, supervisor de criação da Binder.
Com a autorização do usuário, o sistema identifica padrões e, quando detecta sinais simbólicos de baixa energia ou de possível sofrimento emocional, convida o ouvinte, de forma sensível e não invasiva, a explorar playlists personalizadas, compostas por músicas mais leves e otimistas. Assim, a experiência musical se transforma em uma oportunidade de pausa e autocuidado.
Além do acesso ativo pelo site sossongs.com, os ouvintes que estiverem imersos em faixas de tom mais denso ou melancólico no Spotify poderão receber banners e mensagens de áudio sugerindo uma pausa para reflexão.
“Com essa iniciativa, demonstramos como criatividade e tecnologia podem se unir em uma campanha de escuta ativa, empática, não invasiva e humana, capaz de alertar sem alarmar e estimular o cuidado sem rótulos,” Herval Bezerra, gerente de mercado da Unimed Ferj.
O SOS Songs também direciona os usuários a canais de apoio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), reforçando a importância da escuta ativa e da busca por ajuda profissional sempre que necessário.
FICHA TÉCNICA:
Agência: Binder
Cliente: Unimed Ferj
Campanha: SOS Songs
Aprovação no Cliente: Herval Bezerra, Marcela Magalhães, Rebeca Caldas, Daniele Firmino, Evelyn Casaca, Aleixo Teixeira e Lucas Sobral
CEO: Glaucio Binder
Diretor de Operações: Igor Binder
VP de estratégia: Lucas Daibert
VP de Criação: Marcos Apostolo
Direção de Criação: Leandro Euzébio
Supervisor de Criação: Marcelo Andrade
Criação: Alex Bittencourt, Leandro Euzébio e Marcelo Andrade
Conteúdo: Bruna Maba e Renique Alves
Atendimento: Igor Binder, Eloisa Pinheiro, Bárbara Reis, Gabriela Lins e Flavia Casares
Mídia: Miriã Lisboa, Raquel Soares, Amanda Carvalho e Ana Garcia
Produção e RTV: Gabriella Cardoso e Nathália Freitas
Curadoria e Desenvolvimento: Tecla Music Agency
Produtora de Áudio: Pinguim
Sobre a Binder
Fundada em 2001, a Binder conta com 162 colaboradores, distribuídos em todas as regiões do Brasil. Com escritórios no Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, o portfólio de clientes inclui Banco Central, Braskem, Caixa Econômica Federal, Chevrolet, Geotab, Inmetro, Nio, Óticas do Povo, Sesc/Senac RJ, Serpro, Texaco Lubrificantes, Unimed-Ferj, além da Prefeitura do Rio de Janeiro e de São José dos Campos. Considerada, há 12 anos, uma das melhores agências para se trabalhar no Brasil, segundo o Great Place To Work.
