A Dengo, marca brasileira de chocolate bean-to-bar que combina prazer com propósito, escolheu a consultoria Human/Rise para apoiá-la em sua seleção de agência de publicidade para realizar o principal esforço de comunicação da marca em 2025.
Entre os critérios de pré-seleção das agências convidadas estava a apresentação de portfólio que contasse com cases fortemente pautados por propósito, brasilidade e demandas do varejo, visando sustentar a expansão e, consequentemente, o impacto social positivo do negócio. As agências precisavam ainda demonstrar a capacidade disruptiva com cases que geraram resultados expressivos em mídia espontânea.
A Human/Rise iniciou o processo fazendo um amplo levantamento do mercado, começando por analisar conflitos e alinhar a realidade de orçamento da marca. Após o mapeamento, a consultoria ofereceu uma radiografia profunda sobre cada agência e sua adequação às necessidades da Dengo.
A seleção não incluiu a apresentação de campanhas criativas especulativas, tampouco qualquer material especificamente desenvolvido para a marca.
O processo, composto por 3 etapas, durou 5 semanas. Na 1ª etapa, de apresentação de credenciais, 7 agências foram convidadas a participar.
Das credenciais, 3 finalistas foram selecionadas e convidadas para a realização dos Human Sessions, workshops realizados entre representantes da Dengo, e de cada time das 3 finalistas, para que pudessem ser identificados o encaixe cultural e a convergência de visões sobre desafios hipotéticos da marca, elaborados especificamente para a dinâmica.
Às 3 finalistas foi solicitada a preparação de uma proposta financeira, compatível com o orçamento compartilhado no início do processo, que durou 5 semanas e, ao final, levou ao convite para que a DM9 estabelecesse a parceria com a marca. A decisão foi feita com base nas interações com a agência, tanto nas credenciais, quanto no workshop, que contou com a participação do CEO da Dengo, Túlio Landin.
“Contar com o apoio da Human/Rise foi essencial para conduzir um processo ético, criterioso e alinhado aos nossos valores, facilitando a escolha do parceiro certo.
O workshop com o time da DM9 foi inspirador, demonstrando um profundo entendimento dos desafios e oportunidades da marca Dengo, além de um enorme potencial criativo. Ficamos impressionados com os cases de destaque que a nova DM9 construiu em seus primeiros anos, reafirmando sua relevância no mercado” declara Renata Lamarco, Diretora de Marketing da Dengo.
“Foi um privilégio e um orgulho poder apoiar a Dengo em seu desafio de negócio e constatar seu compromisso com a sustentabilidade das relações de trabalho em todas as suas frentes de atuação. Uma parceria em linha com os valores da Human/Rise para uma escolha da nova parceira pelos motivos certos”, afirma Graziela Di Giorgi, fundadora da Human/Rise.