quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoABA lança "Estudo de Transparência da Cadeia de Fornecimento de Mídia Programática"

ABA lança “Estudo de Transparência da Cadeia de Fornecimento de Mídia Programática”

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou hoje, durante um dos principais eventos da entidade, o ABA Summit, o Guia ABA sobre o “Estudo de Transparência da Cadeia de Fornecimento de Mídia Programática” para promover a transparência na cadeia de fornecimento de mídia programática, um tema importante no cenário publicitário atual.

O estudo é uma tradução da versão original “Programmatic Media Supply Chain Transparency Study“, elaborado pela Associação de Anunciantes Nacionais dos Estados Unidos (ANA). O conteúdo foi adaptado à realidade brasileira pelos Comitês de Mídia e de Sourcing da ABA para apoiar profissionais de marketing, publicidade e outros participantes da indústria nas tomadas de decisões, relacionadas aos seus gastos com mídia, pensando na diminuição de desperdícios e otimização de seus investimentos.

“O guia é um convite para que anunciantes, marcas e agências assumam o controle de suas campanhas e maximizem o potencial da mídia programática por meio de decisões mais assertivas e estratégicas. Ao longo das páginas, os leitores encontrarão as ferramentas e conhecimentos necessários para navegar com sucesso nesse complexo mundo da mídia programática”, conclui Sandra Martinelli, CEO da ABA e Membro do Executive Committee da WFA.

“O objetivo do “Estudo sobre a Transparência da Cadeia de Fornecimento de Mídia Programática” é observar uma parte da cadeia de fornecimento de mídia digital — a internet aberta, que responde por US$ 88 bilhões — e entender sua produtividade bem como áreas de desperdício na comunidade de profissionais de marketing que trabalham em empresas que consomem mídia. Após mais de dois anos de investimento financeiro e engajamento ativo com uma comunidade de especialistas e colaboradores, a ANA concluiu uma análise robusta que fornece insights únicos de múltiplos ângulos. O que a ANA encontrou é um ecossistema que está entregando claramente abaixo do esperado à comunidade de marketing”, relata Bob Liodice, CEO da ANA.
Segundo o estudo da ANA, 23% dos investimentos digitais em publicidade programática são desperdiçados, devido a fatores como a complexidade da cadeia de fornecimento, a falta de transparência e a assimetria de informações. “Essa descoberta evidencia a necessidade de maior transparência e controle por parte dos anunciantes. Por isso, o guia traz dados, cases e uma análise detalhada do ecossistema da mídia programática. É um documento riquíssimo em dados, insights e orientações práticas para os profissionais de marketing, de como essa parcela significativa do orçamento pode ser recuperada, reduzindo custos, aumentando a eficiência e melhorando o retorno sobre o investimento (ROI)”, comentou Lívia Duarte de Barros, Presidente do Comitê de Sourcing da ABA e Gerente Sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário.
“É possível se debruçar sobre temas como cadeia de fornecimento, desde a criação do anúncio até sua exibição ao consumidor; alocação de recursos, com dicas de direcionamento para os canais e formatos mais eficientes; mensuração, visibilidade e tráfego inválido (IVT, do inglês Invalid Traffic); otimização do mix de negócios em Mercado Aberto (OMP, do inglês Open Marketplace) e Mercado Privado (PMP, do inglês Private Marketplace); e até um framework criado pelo time da ANA para medir o valor real dos seus investimentos, o TrueKPI, ferramenta que permite aos profissionais de marketing alinhar as métricas de desempenho com os objetivos de negócio”, completa Gabriela Chiliani, Presidente do Comitê de Mídia da ABA e Especialista de Mídia do Itaú.
Este é o segundo guia da ANA, que a ABA traz para o Brasil. Em março de 2023, a entidade lançou o “Guia Procurement: um estudo sobre as percepções da indústria”, do original “Procurement 2022: The Good, the Bad, and the Ugly”, com o objetivo de entender quais pontos da indústria podem e devem ser trabalhados.
Para mais informações sobre ambos os documentos, acesse o site oficial da ABA:www.aba.com.br

Artigos relacionados

Novidades