Em meio ao crescente número de fraudes financeiras no Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) acaba de lançar uma grande campanha nacional, assinada pela agência NCC_1701, de Átila Francucci e Sérgio Silva. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre como se proteger de golpes e fraudes, especialmente em um momento em que novos crimes financeiros têm surgido com frequência alarmante.
Protagonizada pelo humorista Fábio Porchat, a ação adota uma abordagem leve e direta, facilitando a compreensão de medidas preventivas contra fraudes. “A escolha de Porchat não foi por acaso: seu carisma e capacidade de comunicação são únicos. Ele hoje consegue ser próximo e atraente para todos os públicos. Na sua boca, a mensagem é não apenas clara como também convincente. Porchat é influencer de verdade.” ,afirma Átila Francucci.
A campanha se destaca pela presença em múltiplas plataformas, desde smartphones e redes sociais até emissoras de TV aberta e portais de notícias, com uma série de filmes e conteúdo, garantindo que a mensagem chegue aonde os golpes costumam ocorrer e onde as pessoas buscam informações para se proteger.
“O insight da campanha surgiu da experiência da NCC_1701 na gestão das redes sociais da Febraban e dos dados colhidos na pesquisa de campo que fizemos com as vítimas de fraudes, levando à criação de comandos simples e diretos que ajudam a prevenir o crime antes que ele se concretize.”, explica Sérgio.
As fraudes financeiras têm gerado prejuízos significativos para a população. Segundo estimativas, milhões de reais são perdidos anualmente em golpes, afetando a confiança do consumidor no sistema bancário. “A campanha reflete a importância da colaboração entre tecnologia, educação e comunicação para proteger a população contra os riscos das fraudes financeiras.”, finaliza Sérgio.
A agência NCC_1701 utiliza o método da Planejação®, no qual os criativos pensam estrategicamente e os planejadores pensam criativamente para se debruçarem ao mesmo tempo no problema do cliente.
Ficha Técnica:
Agência: NCC_1701
Cliente: Febraban
Produto: Antifraudes
Direção de criação: Átila Francucci e Duda Camargo
Redação: Duda Camargo, Zoca Moraes, Lorenzo Francucci e Átila Francucci
Direção de Arte: Roberto Lemos
Planejamento: Sérgio Silva, Christiane Ng, Pietro Perducca, Lucas Lerner
Atendimento Agência: Roberta Di Pace, Letícia Lima, Juliana Casimiro
Mídia: Luiza Barbosa, Rodrigo Silvestre
RTV: Anna Bohm
Estratégia Digital: Sérgio Silva, Letícia Lima, Lucas Lerner
Produtora: Café Royal
Produtora de Som: SaxsoFunny
Aprovação Cliente: Roseli Rapouso
Primeira veiculação: 14/10/24
Data de produção: 12/9/2024