Se alguém te dissesse que uma das maiores jogadoras de futebol do Brasil, ganhadora da Medalha de Prata em Paris, Bicampeã Brasileira, Campeã Estadual, Bola de Prata 2024 e campeã da CONMEBOL Libertadores Feminina passou mais de 5 horas em uma loja de artigos esportivos sem ser reconhecida você acreditaria? Pois foi exatamente o que aconteceu com Duda Sampaio, estrela da nova campanha da Mastercard.
Comprometida em promover a diversidade e a inclusão no futebol, e reforçando seu compromisso com o esporte, a Mastercard convidou a jogadora a estrelar o filme de lançamento da ação, que pretende alertar para o fato de que o reconhecimento e visibilidade dados às mulheres é incomparavelmente menor do que o atribuído aos jogadores homens.
“Há mais de 25 anos, a Mastercard tem se dedicado a promover o avanço das mulheres nos esportes, especialmente no futebol. Nosso foco é reconhecer as atletas e aumentar a visibilidade do futebol feminino, contribuindo não apenas para a equidade de gênero nas competições, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva, inspiradora e justa”, explica Taciana Lopes, VP Sênior de Marketing e Comunicação da Mastercard no Brasil.
“Sabemos o que acontece quando um ídolo do futebol resolve sair de casa. E quando esse ídolo é uma mulher? Esse contraste, presente em vários níveis do esporte, reflete a disparidade de reconhecimento entre os gêneros e a importância de celebrar as jogadoras. Precisamos transformar essa narrativa. Por isso decidimos lançar essa campanha para aumentar o reconhecimento das jogadoras ao mesmo tempo que oferecemos uma ação concreta para ajudá-las”, afirma Taciana.
Um dos pilares da campanha será a conscientização sobre a diferença de audiência no cotidiano e nas redes sociais das jogadoras, um dos fatores que limitam seu reconhecimento. Quanto mais seguidores, maiores são as chances de uma jogadora fechar contratos, ser celebrada e permanecer em evidência. Aproveitando a CONMEBOL Libertadores Feminina como palco, a Mastercard convoca o público a se engajar nas redes sociais das atletas para ajudar a mudar essa realidade dentro e fora do campo.
Ao longo do campeonato, uma série de conteúdos colaborativos será lançada com influenciadores e jogadoras, como Fernanda Gentil, Yaya, Ketlen Wiggers, Marwa e com canais de criadores de conteúdo, como Esse dia foi louco e Ele não disse isso, buscando aumentar o reconhecimento das jogadoras. Além disso, um movimento especial dentro da campanha contará com atletas de times rivais, que trocarão “biscoitos”, elogiando e promovendo umas às outras nas redes sociais, numa demonstração de que a rivalidade fica apenas em campo. A campanha também inclui mídia na Record News TV e Youtube e Mulheres Positivas.
Como patrocinadora da CONMEBOL Libertadores Feminina até 2026, a marca aproveita a ocasião para unir a paixão nacional pelo esporte a uma causa essencial. A campanha, assinada pela WMcCann, ainda conta com imagens das jogadoras Vitória Yaya e Ketlen Wiggers espalhadas pela mídia externa na cidade de São Paulo, como um convite aos consumidores a reconhecerem as atletas e segui-las em seus perfis de redes sociais, aumentando, assim, sua visibilidade.
“Pensamos em uma ação que evidenciasse de maneira impactante o quanto as jogadoras femininas ainda podem ser invisíveis para o grande público, mesmo sendo grandes ídolos do esporte. Ao colocá-las em situações cotidianas, revelamos essa disparidade de reconhecimento, e a partir daí, a ideia foi valorizar e contribuir para transformar essa realidade. Queremos inspirar as pessoas a enxergarem o talento e a trajetória de todas essas profissionais”, explica Alessandra Sadock, ECD da WMcCann.
Na última década, a Mastercard desenvolveu um dos portfólios esportivos femininos mais abrangentes do mundo, com investimentos significativos no tênis, golfe, futebol e rugby, além do patrocínio de jogadoras, equipes e eventos, e doações para instituições não governamentais no Brasil. A empresa também participa do Pacto Pelo Esporte, que tem o objetivo de tornar o ambiente esportivo mais atraente e seguro para os investidores.