domingo, novembro 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoTem Cara de Golpe, campanha da ABBC, completa um ano

Tem Cara de Golpe, campanha da ABBC, completa um ano

No ar desde agosto de 2023, a “Tem Cara de Golpe” tornou-se um marco significativo dos esforços do segmento para educar e proteger o público contra fraudes financeiras, impactando positivamente milhões de pessoas pelos canais digitais da ABBC e das 83 instituições financeiras (IFs) apoiadoras. A campanha também foi divulgada pelos principais veículos de imprensa e mídia do país.

O evento contou com discurso de abertura da presidente da ABBC, Sílvia Scorsato; da diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta (Direc) do Banco Central do Brasil, Carolina de Assis Barros; e do chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central, Belline Santana.

“Nosso objetivo é conscientizar a população, oferecendo conteúdos didáticos sobre os principais golpes em circulação e fornecendo o conhecimento necessário para proteger a todos”, disse Sílvia Scorsato.

Carolina Assis Barros afirmou que os golpes financeiros estão cada dia mais sofisticados no país e, nessa batalha, a conscientização do consumidor é a arma mais poderosa para combatê-los.

Já Beline Santana abriu o evento dizendo que essa temática precisa ser abordada de maneira insistente para impactar não só as fraudes, mas também o crime organizado.

Em seguida, Natalia Grigolin fez uma palestra sobre o cenário de fraudes e golpes no país. “A prevenção é a chave para o combate, assim como a educação financeira é uma potente arma”. Em apresentação, a EY destacou que o setor de bancos e cartões registrou tentativas de fraudes estimadas em R$ 2,5 milhões em 2024, segundo dados do Serasa Experian e Clear Sale.

A sequência do evento teve o painel “Ação dos Reguladores no Combate às Fraudes”, trazendo a atuação do Banco Central e as informações sobre o MED 2.0, além das iniciativas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A discussão levantou explicações sobre as estratégias regulatórias e as medidas implementadas para fortalecer a segurança financeira da população. Participaram o chefe da Divisão de Segurança do Pix do Banco Central do Brasil, Luis Otavio Vissotto; e o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Santana Borges. O coordenador da Comissão de Cybersecurity e do Grupo de Trabalho Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes da ABBC, Paulo Condutta, fez a mediação do debate.

Luis Otavio Vissotto informou medidas que o regulador tem implementado para combater golpes. “Recentemente, o Pix contou com importantes aprimoramentos. A partir de novembro, as instituições participantes do Pix poderão excluir uma chave sem anuência do usuário, caso haja inconsistências entre os dados associados à chave Pix e as informações do proprietário da chave na base da Receita Federal”.

Ainda no mesmo debate, Gustavo Santana Borges, fez uma apresentação do cenário de golpes que utilizam recursos de telefonia (voz e mensagens). “Assim como no sistema financeiro, a Anatel observou tentativas de golpes por portabilidade, mas de linhas telefônicas, o que foi solucionado com a adoção de um segundo fator de autenticação em cada transação”, disse. Para coibir as ações criminosas, o Projeto de Origem Verificada foi criado e proporciona funcionalidades adicionais de segurança nas chamadas, em que o originador se torna rastreável. “É um tipo de chamada autenticada, evitando que passe por adulterações em seu processo”.

O segundo painel, “Combate aos Crimes Cibernéticos: Coerção e Prevenção”, contou com a participação de representantes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC/SP) e da Polícia Federal. O debate se concentrou em como as forças de segurança estão enfrentando os crimes cibernéticos, abordando tanto as técnicas de coerção dos criminosos quanto as estratégias de prevenção, destacando a importância da colaboração entre instituições para combater de forma eficaz os crimes digitais.

Participaram o agente e chefe da Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas da Polícia Federal, Erik Siqueira; e o delegado divisionário de crimes cibernéticos do DEIC/SP, Carlos Afonso Gonçalves da Silva. A mediação foi do coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do Grupo de Trabalho Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes da ABBC, Marcelo Souza.

Segundo Erik Siqueira, atualmente um dos principais vetores de financiamento do crime organizado são os golpes e fraudes. “O crime organizado está cada vez mais próximo dos crimes cibernéticos. Ele agrega escala, violência e aumenta a lucratividade dos criminosos”.

Em complemento, Carlos Afonso destacou que tem percebido a proliferação dos golpes. “Isso representa aproximadamente 3 a 5% da volumetria do nosso trabalho e se deve à evolução que temos visto e ao investimento das empresas em segurança cibernética. Com isso, foi possível executar uma contenção dentro daquilo que a gente considera como fraude”, disse Carlos Afonso.

 

2ª fase da campanha Tem Cara de Golpe

Após os dois painéis, a diretora institucional da ABBC, Camila Pinheiro Barardo, apresentou os resultados obtidos no 1º ano da campanha. “Com o objetivo de promover a conscientização e educação sobre golpes e fraudes financeiros, e o comprometimento de 78 instituições financeiras, alcançamos resultados expressivos, como mais de 150 mil interações em nossos sites, 15 milhões de pessoas impactadas por meio das redes sociais e mais de 370 milhões por meio da imprensa”, destacou.

O superintendente de Comunicação e Marketing da ABBC, Fernando Capra, trouxe as novidades para o novo ciclo, com o lançamento de uma nova ação de conscientização para a população. “Vamos utilizar o poder das histórias reais para inspirar e educar um público ainda maior. As histórias reais reforçam a credibilidade, humanizam a mensagem e geram autenticidade e conexão emocional”, falou.

Na ação, que será válida a partir de 1º de outubro, os usuários poderão enviar vídeos relatando casos de golpes e concorrerão a prêmios.

Artigos relacionados

Novidades