A B3, a bolsa do Brasil, lança o Minuto B3 com Inteligência Artificial, boletim diário com notícias e informações sobre o mercado financeiro. O conteúdo está disponível no YouTube. Cada etapa do processo conta com o uso da IA e com a supervisão da equipe de Comunicação.
O tempo total de produção reduziu de oito horas para 40 minutos, otimização de 91%, e economia financeira de 70%. A nova ferramenta possui um mecanismo que busca conteúdo do Bora Investir e outras plataformas da B3, utiliza o chat GPT da B3 na geração do roteiro e avatares humanos na apresentação dos boletins.
“Na B3, a Inteligência Artificial tem sido usada como uma ferramenta importante para impulsionar a eficiência, a agilidade e potencializar nossas entregas. A IA acelera a inovação sem abrir mão do nosso ativo mais precioso, as nossas pessoas. Elas são fundamentais na análise criteriosa das informações e na maneira como realizamos as nossas atividades. O Minuto B3 com IA segue essa mesma lógica: tecnologia de ponta para potencializar a entrega dos nossos times”, destaca Alexandre Nobeschi, superintendente de Comunicação da B3.
O Minuto B3 possui mais de 15 milhões de visualizações. Criado em 2021, o boletim se consolidou como referência na educação financeira por informar de forma simples e acessível. A atualização com o uso da IA reforça o compromisso da Bolsa de Valores do Brasil em aproximar o mercado financeiro da pessoa física e fornecer conteúdos atualizados aos investidores, com agilidade e isenção.
A companhia possui um centro de excelência formado por um time multidisciplinar para definir padrões e boas práticas em IA. Em projetos estratégicos, o time de Pessoas atua com programas de capacitação e preparo para liderança e para as equipes.
“Inteligência Artificial é um copiloto. A ferramenta serve para que cada colaborador possa aumentar sua produtividade e ter mais tempo para pensar em estratégia. O legado da Inteligência Artificial generativa é nos ajudar a promover o desenvolvimento econômico sustentável para a sociedade prosperar”, diz Marcos Rodrigues Albino, diretor de Tecnologia e Inovação na B3.
A BeNext, especialista no desenvolvimento de soluções inovadoras para melhoria de processos de coleta, organização e análise de informações, foi a empresa escolhida para a construção do projeto.