segunda-feira, novembro 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoFrente a Frente Sinapro-RS aborda sensibilidade das agências gaúchas

Frente a Frente Sinapro-RS aborda sensibilidade das agências gaúchas

A diversidade e a inclusão estão, sim, na pauta das agências gaúchas e muitas já avançam nessa área com metodologias próprias já construídas e implementadas, com resultados significativos para a gestão das equipes e dos negócios. Foi o que revelou o Frente a Frente, o principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho, promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) no último dia 8 de agosto.  Realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, o encontro colocou ‘frente a frente’ as lideranças da indústria criativa gaúcha para debater o tema “Inclusão e Equidade: Benefícios de uma equipe diversa”, mostrando o quanto políticas e projetos com essa temática impactam na cultura organizacional, na gestão de pessoas e nos resultados.

Além das lideranças das agências, essa edição contou com a participação de alunos do terceiro e quarto semestres do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM. O evento teve mediação do presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, que abriu os trabalhos fazendo um overview das ações recentes realizadas pela entidade e, em seguida, passou a palavra aos painelistas convidados. As agências Eyxo, Bistrô e Paim United Creators foram convidadas para o painel por trazerem na bagagem projetos e experiências bem-sucedidas na área de gestão de pessoas. Elas apresentaram suas iniciativas, como lidam com a diversidade, a inclusão e a equidade no dia a dia e os benefícios para a equipe e o crescimento dos negócios.

Fernanda Aldabe, sócia-fundadora da Bistrô, agência que, entre outros reconhecimentos, em 2023 foi destacada entre as melhores empresas para trabalhar LGBTQIA+ e Étnico-racial, abriu o painel. Ela apresentou as políticas de diversidade, as bandeiras defendidas pela agência e as iniciativas já implementadas, como o projeto Bistrô Lugar de Falas. “Somos uma equipe diversa e temos a diversidade e a inclusão no nosso DNA desde o início. Nas nossas redes sociais não falamos só de propaganda, mas de outras ações para o mundo. Porque o mundo é ser diverso.”

Mateus Pagot Gobbi, head de pessoas e cultura na Paim United Creators, deu continuidade ao painel discorrendo sobre as crenças, metodologias e estratégias da agência nessa área. A Paim United Creators é uma das realizadoras do Rumos Mais Pretos e recentemente lançou uma plataforma de conteúdos voltados à diversidade. “A diversidade fala sobre todos nós. Falamos de valores universalizáveis e principalmente de resultados. Se a diversidade e a inclusão forem levadas a sério, os resultados prosperam”, afirmou.

Caroline Tomazi, people experience manager na Eyxo, fechou as explanações com o case da agência que é empresa B certificada e conta com um programa de estágio estruturado que leva em conta equidade e diversidade. Entre outras questões, Caroline abordou os benefícios de um ambiente diverso e inclusivo, como bem-estar psicológico, repertórios diferentes, olhar mais criativo e atração e retenção de talentos. Ela também bateu forte na importância e nos desafios de desenvolver pessoas diversas para posições de liderança. “Isso é fundamental, não dá para ter diversidade só na base, é preciso ter na gestão também”, defendeu.

Após a apresentação dos três painéis, seguiu-se uma rodada de questionamentos, com mediação do presidente do Sinapro-RS, quando as lideranças presentes no encontro puderam expor as suas principais dores em relação ao tema abordado e trocar ideias e experiências com os painelistas. “Contribuir para que as agências estejam melhores hoje do que estiveram ontem no quesito gestão é uma das missões do Sinapro-RS. E um evento com uma temática tão relevante como a que foi tratada nesta edição é fundamental para que a gente construa agências mais fortes e conectadas com a sociedade e com o mercado”, destacou o dirigente da entidade.

O Frente a Frente é exclusivo para agências associadas ao Sistema Sinapro/Fenapro, consolidando-se como um importante fórum para a troca de experiências, interação e discussão das boas práticas do mercado. O bate-papo entre as lideranças das empresas associadas tem como propósito trazer insights para potencializar o negócio das agências, reforçando o compromisso do Sinapro-RS com o fomento da gestão das associadas e com o fortalecimento do mercado criativo gaúcho. O evento tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM, e patrocínio da Rádio Alegria e VEX Painéis.

PARTICIPANTES AVALIAM A TEMÁTICA

“Esse evento foi de extrema importância para o nosso mercado, principalmente porque o combustível das nossas agências são pessoas. E sabemos que, quando a gente conecta pessoas com responsabilidade, respeito e profissionalismo, a coisa acontece de forma diferente. É muito salutar o nosso mercado discutir essa temática que, muitas vezes, fica só na academia, e escutar colegas com práticas já avançadas. Assim qualificamos cada vez mais as nossas entregas. A Ponto se inspira nos objetivos da ONU, e temos alguns objetivos que contemplam a temática da diversidade e inclusão, então faz total sentido estarmos aqui nesse encontro.”

Claúdio Oliveira, gestor da Ponto

 

“Esse Frente a Frente foi especial, pois trouxe um tema muito importante a ser discutido pelas agências, pelo mercado, pelas empresas e até para a gente como indivíduo. Fiquei muito feliz com o material que os colegas trouxeram, de ver projetos já tão bem construídos e tão bem implementados. Para mim que estou sentando agora na cadeira de diretora de pessoas e cultura foi realmente inspirador ver as iniciativas que as outras agências já estão criando e trabalhando. O principal insight é conhecer as iniciativas do mercado. Quero muito fazer parte destes projetos do Sinapro-RS, contribuir com a minha experiência e também aprender com os colegas do mercado.”

Sarah Feltes, diretora de pessoas e cultura da WT.AG

 

“Achei super relevante a temática da diversidade e inclusão. É um tema que todos estamos muito atentos e genuinamente perseguindo. Como o Mateus falou na sua explanação, somos todos diversos. Cada pessoa é única e tem um aspecto diverso. Então é sobre isso: as pessoas respeitadas como indivíduos. Achei de muito valor o que cada palestrante trouxe das suas experiências e vivências, suas dores, seus desafios e ações para os movimentos de diversidade. O interessante é que, na verdade, todos passamos pelos mesmos desafios e estamos numa constante construção para gerir as questões de diversidade e inclusão. Nas perguntas também vieram bons insights, fazendo com que a gente reflita até mesmo como indivíduos e como sociedade. Cada um de nós é responsável por fazer o movimento e mudar essa chave.”

Sandra Bock, head de capital humano da Brivia

 

“O Frente a Frente sempre tem temas instigantes, mas a questão da inclusão e diversidade foi mais ainda para os nossos jovens. Como academia lidamos com formação de pessoas, com a formação profissional mas também de cidadãos. Isso é algo que o Ministério da Educação preconiza bastante na educação superior e trazer essa discussão para dentro da academia é extremamente importante para a formação das soft skills dos estudantes e o desenvolvimento de uma mentalidade inclusiva. O evento complementou tudo o que falamos em sala de aula. O que chamou a atenção e nos deixou muito felizes foi ver metodologias próprias desenvolvidas pelas agências gaúchas para contratar, desenvolver, gerenciar e lidar com esse tema. Temos, inclusive, interesse em aprofundar o conhecimento dessas metodologias.”

Alessandro Souza, coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM

Artigos relacionados

Novidades