Com um leão de bronze pela produção “The Cure” dirigida pelo diretor Rafa Damy, parceria da Santeria em campanha criada pela Africa para Editora Taverna em “Health & Wellness Brand-Led Education & Awareness” no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2024, a produtora soma 8 premiações desde sua criação.
O filme premiado dramatiza de forma pungente o uso de práticas desacreditadas e prejudiciais, como a “terapia de conversão” contra a comunidade LGBTQIAPN+, exercidas pelo sistema médico há quase um século. A narrativa é inspirada no trabalho investigativo do jornalista Marcos Sergio Silva e no poderoso livro do autor Jean Ícaro “Cura Gay: não há Cura para o que Não é Doença”. (assista ao filme aqui: https://youtu.be/8-e4ePOjTgI ).
“Se algum dia o audiovisual já foi crítica de alienação de massa, hoje a propaganda caminha no sentido contrário. Dando visibilidade às minorias, trazendo ideais à tona e criando reflexão nos seus espectadores. O sucesso do filme publicitário, “A Cura” é prova disso”, comemora o diretor Rafa Damy, diretor de cena e sócio da Santeria.
E a produção “Voices of silence” criação da agência We para SBT e Associação Fala Mulher, com direção de Rafa Damy e Nicoly Cruvinel figurou também em 3 shortlists.
Desde sua fundação em 2021, a Santeria leva para o Festival de Cannes, em parceria com grandes agências e marcas, filmes com causas e pautas sociais importantes de grupos discriminados e marginalizados na sociedade que causam impacto e reflexão e a relevância dos trabalhos se traduziu em 8 premiações ao longo dos anos (2 pratas, 6 bronzes), além de dezenas de shortlists.
“A Santeria marca a sua presença em mais um ano do Cannes Lions. Ganhamos Leões todos os anos desde que fundamos a produtora. Com parceiros importantes como Africa, BETC, Lew’Lara/TBWA, We”, afirma Felipe Luchi, diretor criativo e sócio da Santeria.
ATIVAÇÃO MOSAICO MEDIA E SANTERIA A BORDO DE UM IATE
Além de celebrar o leão de bronze com a produção “The Cure”, a Santeria também realizou uma ativação inédita, em parceria com o escritório de representação Mosaico Media da holding KOI Group, nas águas da Riveira Francesa a bordo de um iate, palco de encontros entre os principais executivos e criativos de agências, marcas, anunciantes, além de imprensa especializada em publicidade dos principais veículos brasileiros. A programação incluiu encontros exclusivos ao longo dos dias e noites da semana mais importante do mercado publicitário mundial.
O barco também foi cenário para entrevistas com os convidados presentes para o programa “Reclame” do canal Multishow.
A parceria Mosaico Media e Santeria já está programada para também acontecer em 2025.
“A ativação da Santeria e Mosaico Media foi um sucesso, conseguimos reunir grandes marcas, agências, parceiros e saímos mais um vez na frente, inovando e alcançando todos os nossos objetivos”, analisa Edgard Soares, CEO do G8 Group e sócio da Santeria.
RETROSPECTIVA SANTERIA EM CANNES
Em 2023, duas produções da Santeria com direção de Rafa Damy, “Salve a Favela” de KondZilla Records, criação da agência BETC Havas ganhou prata na categoria “Entertainment Lions for Music” e o filme “Autism Journey”, criação da Africa para VIVO, conquistou 3 bronzes nas categorias “Design”, “Health” e “Brand Experience and Activation”.
Já no ano de 2022, a produtora marcou presença nos shortlists “Film” com a produção “2breakthesilence” da Associação Fala Mulher e Rede TV!, criação da agência We dirigida por Rafa Damy e Marcos Lopes e em “Entertainment for Sports” com o filme “A victory to be repeated” da dupla We Are Magnolias para Mitsubishi Motors – Pajero Sport em campanha da agência Tech and Soul.
Em 2021, a campanha “Let her run” brilhou reconhecida com 1 leão de prata em “Film Culture & Context Market Disruption” e 2 bronzes em “Film Online Film Media Entertainment” e “Entertainment Lions for Sport” (Branded Content for Sport Film Series and Audio). Os dois primeiros Leões em “Film” da Africa na história do festival e o único Leão de Prata do Brasil na categoria.
FICHA TÉCNICA DO FILME “THE CURE”:
Direção: Rafa Damy E Nicole Cruvinel Assistente Criativa: Isabella Garcia Lopes Assistente De Direção I: Barbara Aranega
Assistente De Direção li: Ana Paula Queiroz Andreoli Atendimento: Paty Silveira, Hellen Gazetta E Gabriella Reis Coordenação De Produção: Ana Paula Domingues
Direção De Produção: Paula Ortiz
Produção: Nathalia Francatto E Ana Paula Rodrigues
Direção De Arte: Rafael Blass
Direção De Fotografia: Leo Kawabe Produtora De Objeto: Tati Kordon Make: Miriam Kanno
Assistente De Make: Wandeley Godoy Figurino: Carol Donato
Produção Elenco Argentina: Baltazar Tokman E Camila Lungano Produção De Elenco Brasil: Nanny Zevedo E Dennys Carvalho Preparador De Elenco: Tristan Aronovich
Steadycam: Sandro Galváo 1Ac: Tiago Caetano
2 Ac: Lucas Macedo
Video Assist: Gabriel Do Nascimento Logger: Alexandre Bueno
Som Direto: Samuel Borimecico Chefe De Eletrica: Cristian Zinngraf Chefe De Maquinaria: Leo Trezena
Assistente De Direção De Arte: Loyse Campra Assist De Objeto: Renata Maia
Adereço Michelle Rodrigues Assist Adereço: Karen Furbino
Contrarregra: Vinicius Ribeiro E Flavio Nepomuceno
Assistente De Arte: Erick De Souza, Carlos Peçanha, Elias Silva, Douglas Gauna, Luiz Carlos Bistro
Assistente De Figurino: Alessandra Rosa
Camareira: Vilma Campos
Produção De Locação: 3t
Plato: Marcos Perello
Assistente De Set: Lucas Campos, Caique Anzai, Rodrigo Medina, Jaqueline Lerya Alimentação: Rosa E Macrina
Coordenação de Pós Produção: Alexandre Fernandes Assistente de Coordenação de Pós: Maria Castelliano Montagem: Alan Porciuncula, Felipe Kaiser e Gennaro Fattori Color: Burn Color Grading – Alan Porciuncula
Motion: Line VFX – Marcio Gomes
Finalizador: Dennys Tadeu