No ano em que celebra 80 anos de história, Sadia mira na aceleração. Entre as ações voltadas para o crescimento de mercado, está o lançamento da linha Xtreme, inovação em empanados de frango, com sabores intensos e formatos diferentes. A linha de petiscos empanados conta com os produtos Xtreme Empanacho, empanado de carne de frango com sabor queijo nacho, e Xtreme Chicken Bomb, empanado de frango recheado com queijo sabor cheddar.
“Sadia conta com 20 produtos na linha de empanados, entre eles, os icônicos Nuggets, que foram criados em 1985 e fazem parte da memória afetiva e do dia a dia dos consumidores. Vale lembrar que Sadia é a única marca que tem os icônicos Nuggets de frango, além da linha de empanados mais completa do mercado entre produtos íntegros e moldados. E, como marca pioneira na categoria de empanados, trazemos variações do frango empanado, com diferentes empanamentos, sabores e formatos – perfeitos para momentos de descontração, remetendo ao salgadinho”, diz Luciana Bülau, gerente executiva de marketing da Sadia.
O mercado de empanados cresceu por três anos consecutivos em valor, atingindo R$ 2 bilhões. O consumidor espera crocância e mix de texturas no empanamento; quebra de rotina com formatos, cores, temperos, sabores e recheios; ocasiões de consumo focadas em petiscos, comemorações, refeições, marmitas; e proteínas alternativas e com foco em indulgências. Além disso, a marca é o principal fator de decisão para os consumidores⁴. “Quando se fala em empanados, Sadia é a marca mais lembrada, Top Of Mind, mais escolhida, com maior qualidade e que dita tendências”, completa Luciana.
O Xtreme Empanacho promete uma explosão de sabores e crocância até a última mordida. Com formato triangular e leve picância, está disponível em embalagens de 275 gramas e 700 gramas. Já o Xtreme Chicken Bomb é um empanado feito de peito de frango, com pedacinhos cremosos sabor cheddar. Com tamanho mini para comer como petisco, ideal para petiscar em diversos momentos e matar a fome rapidamente. Disponível no tamanho de 275 gramas, o produto chega aos supermercados a partir de julho.
Sadia tem a inovação em seu DNA e envolve diversos profissionais no desenvolvimento dos produtos da marca, como a área de Consumer Science, que estuda o perfil do consumidor para identificar suas preferências e constrói estratégias para atender suas necessidades. Outros setores também participam desse processo, como: Inovação, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), CMI (Consumer Market Insights) e outros.
Um exemplo disso foi o desenvolvimento do Xtreme Empanacho, que durou dois anos e contou com uma série de profissionais e etapas, como a captação de tendência, ideação, briefing para fornecedores e co-criação com consumidores.
“Identificamos a oportunidade de levar a categoria de empanados para novas ocasiões e públicos, além da tendência, que observamos pós pandemia, da volta do prazer em comer com as mãos, estimulando a sensorialidade por meio da indulgência. Então, exploramos um produto que traz conforto, memória afetiva, mas em uma nova roupagem e formato – características desenvolvidas com o ocnsumidor, que nos apresentou o que faria sentido para ele”, explica Carolina Furlan, gerente de inovação da BRF.