Há 15 anos em sua segunda passagem pela Almap BBDO, Ricardo Chester atualmente é VP de Creative Insights, trabalhando ao lado dos times de Criação, Planejamento e Dados desde 2022. O profissional é o personagem da semana na seção “Inspiração”, do Blog do Adonis.
Antes de começar a trabalhar em propaganda, estudando Jornalismo, Ricardo Amaral Silveira, se impressionou com o comercial da US Top, “Fernandinho”, criado pela Talent e lançado há 40 anos.
Em 38 anos de carreira, o profissional também criou campanhas e filmes premiados e tão bonitos quanto a camisa do Fernandinho.
Em seu portfólio, cases para marcas icônicas como Cia. Athletica, Asics, Ford, Folha de S.Paulo, Guaraná Antarctica, Coca-Cola, Aspirina, O Boticário, Cacau Show, C&A, Audi, Volkswagen, Walita, GOL, Honda, Hellmann’s, Itaú, Ipiranga, Kibon, Pepsi, Philips, TAM e Sprite, entre outras.
Caixa do Banco Nacional, emprego que lhe garantia pagar a faculdade, aos 18 anos ganhou o prêmio Adão Juvenal de Souza e virou estagiário na MPM em 1986.
Na assessoria de imprensa da agência, começou a gostar de Propaganda. E outro comercial premiado chamou sua atenção definitivamente. “Lazaroni”, da própria MPM para Fiat.
Depois disso, revela que várias outras campanhas influenciaram sua carreira e de outros publicitários, como “Hitler”, da W/Brasil para Folha de S.Paulo.
Sua carreira, porém, inclui trabalhos por várias outras empresas do setor, como Bridge, Talent Biz, Loducca, Giovanni FCB, Carillo Pastore, JWT, Babel, Rede 106 e Africa.
Ele encerra seu depoimento neste vídeo produzido e editado pela Other Filmes, lembrando de peças gráficas e elegendo um comercial do jornal “The Economist”, de 1996, como um dos mais criativos que já assistiu.