Campanha nacional do Ministério da Saúde, criada pela agência Nova, promove e incentiva a doação de leite materno para aumentar o número de voluntárias e o volume de leite na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Ainda que o Brasil seja referência em doação de leite materno no mundo, a quantidade doada em 2023 corresponde apenas a 55% da necessidade das Unidades Neonatais do país.
Diante desse cenário, a campanha desenvolvida, além de indicar os benefícios e promover a conscientização acerca da importância da doação, orienta como realizar a extração e o armazenamento do leite materno, garantindo a qualidade desse leite que será processado pelo Banco de Leite Humano e destinado a bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. A campanha foi desenvolvida com informações para sensibilizar, inspirar e orientar mulheres a se tornarem doadoras.
“Uma das justificativas da baixa taxa de doação é a desinformação e os Bancos de Leite Humano exercem um papel fundamental como orientadores de todo o processo de doação e amamentação. Informar onde entregar o leite materno doado e como a coleta e o armazenamento devem ser feitos é um dos propósitos da campanha, que vai além de mulheres lactantes como público-alvo, mas incentiva toda a rede de apoio de cada uma delas, que, com essa pequena ação, pode salvar vidas”, explica Márcio Nazianzeno, redator da agência Nova.
No Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras. Muitas delas precisam da doação de leite materno para sobreviver e se recuperar mais rápido. Por isso, qualquer quantidade doada é importante.
O filme sensibiliza as pessoas para a luta enorme que é travada por alguém que acabou de chegar ao mundo. Para isso, exibe cenas em detalhes de bebês prematuros e/ou de baixo peso na Unidade Neonatal mostrando parte da sua rotina. Em imagens captadas com altíssima definição, vemos detalhes de sua respiração, os aparelhos, cada movimento com esforço, transmitindo não apenas a sua fragilidade, mas a sua força.
Com uma trilha orquestrada em tom épico, cinematográfico e um trabalho de design de som que faz de cada pequeno movimento um grande acontecimento, o filme eleva os bebês prematuros e/ou de baixo peso ao status de guerreiros. Os letreiros trazem as mensagens de sensibilização: “A vida é uma luta. Para alguns, ela começa cedo. Se você pode, doe leite materno. Vida em cada gota recebida”.
FICHA TÉCNICA
Agência: NOVA
Cliente: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Campanha: DOAÇÃO DE LEITE HUMANO 2024
Direção de Criação: THOMAZ MUNSTER
Direção de Arte: PAULO RIBAS
Redação: PAULO LIMA E MÁRCIO FREITAS
Direção de Atendimento: ANA PAULA TERRA
Atendimento Agência: ANDRESSA RIBAS
Direção de Mídia: ESTANLEY CUNHA
Estratégia de Mídia: FERNANDA TONELLI E ERICA CASTRO
Direção de Planejamento: LUCAS GARBULHA
Planejamento: RENATA PRADO
Conteudista: BRUNA GOULARTE
Produção Gráfica: TICIANA ROCHA, RAFAEL TOSCANO E ANDREIZA OLIVEIRA
Produção Digital: JONATHAS GOMES E KAROLINE COSTA
Produção RTV: CAROLINA MARTINS, RAFAEL SOUSA E RAFAEL TOSCANO
Produtora de Vídeo: PLONGÉE
Direção de Cena: ANA BARCELLOS
Direção de Fotografia: VAGNER JABOUR
Diretor de Atendimento: ANA SANTIAGO
Coord. de Produção: LÍVIA ABREU
Produção Executiva: SIDINY DINIZ
Finalização: NATACHA VASSOU
Direção Artística: ANA BARCELLOS
Produtora de Áudio: LIMBIC MUSIC
Produção Musical: LUIZ PORTELA
Aprovação Cliente: MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS, YOLE MENDONÇA, CLÁUDIO EVARISTO, JULIANA VIEIRA, NATHÁLIA GARDINI E RAFAEL ATUCHI