Fundada em abril de 1924, a Fruki Bebidas celebra nesta semana o seu centenário. E a notícia não poderia ser melhor para o início das comemorações, com o fechamento do balanço de 2023 que indica o melhor resultado da história da empresa. Os dados apresentam crescimentos de 16% em faturamento, alcançando os R$ 640 milhões, e 9% em volume de vendas na comparação com os 12 meses de 2022. Os números representam a operação total, compreendendo as atuações em Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“O ano de 2024 é especial para a Fruki por marcar o centenário da empresa. E a melhor notícia para iniciarmos as comemorações é a de que seguimos conquistando recordes e expandindo o negócio de forma segura e sustentável. O resultado é fruto de um trabalho realizado por profissionais dedicados, comprometidos e atentos às demandas de clientes e consumidores”, afirma a presidente da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini.
Levando-se em conta somente o Rio Grande do Sul, as altas foram de 13% em faturamento e 5% em volume de vendas em 2023 na comparação com 2022. Entre as estratégias para seguir crescendo no mercado gaúcho, no qual a empresa é consolidada, está a ampliação de portfólio de produtos, em uma construção que atenda a todas as situações de consumo do dia a dia. Em 2023, foram diversas novidades que exemplificam essa preocupação, como Água da Pedra saborizada, Fruki Berga Zero, após o sucesso da versão tradicional, Elev Açaí e Coco e Frukaxi, terceiro refrigerante sazonal da empresa.
“Fruki Guaraná e Água da Pedra são referências reconhecidas pelo setor, e o papel dessas marcas é apresentar novidades, mostrar a viabilidade de ideias diferentes. Assim surgiram as linhas sazonais que aliam guaraná com abacaxi, no verão, e bergamota, no inverno, e as versões em lata de águas saborizadas. O mercado vem reconhecendo nosso olhar para o consumidor e a nova fábrica, em Paverama, nos dá mais liberdade para seguir inovando e fazendo novas parcerias”, adianta Júlio Eggers, diretor Administrativo e de Marketing da empresa.
Na esteira do desempenho no RS, os números de Santa Catarina, onde a margem para expansão é maior, são animadores. No território vizinho, a empresa teve melhoras de 41% no faturamento e 31% em volume em 2023 na comparação com o ano anterior. “Santa Catarina mostra-se cada vez mais importante para a Fruki. Em dezembro, abrimos na Grande Florianópolis o nosso segundo Centro de Distribuição no estado. Aliado ao aumento da capacidade produtiva que a fábrica de Paverama proporciona, o local propicia um atendimento cada vez melhor às demandas do mercado, dos clientes e dos consumidores catarinenses”, acrescenta Aline.
Para 2024, a Fruki Bebidas projeta a continuidade da expansão a partir dos impactos positivos com a inauguração da nova planta industrial, que aumentou em 50% a capacidade produtiva da empresa.