Óculos de sol, bonés, camisetas de times e brinquedos. Andando por aí, esbarramos com todos esses itens falsificados à venda. Mas, outro produto falso também é muito comercializado e grande parte dos clientes nem se dá conta: a água.Anunciada como mineral, água de procedência duvidosa é vendida em ruas e praias, colocando a saúde das pessoas em risco. Essa preocupação surge em tom de alerta na campanha de verão da Culligan, através da marca brasileira IBBL.
Além de conhecimento de marca e engajamento, a campanha institucional de verão aposta em um discurso bem-humorado com foco nos riscos da hidratação com água contaminada e vinda de fontes não-rastreáveis. “Por que nos preocupamos com a biossegurança dos alimentos que ingerimos, mas negligenciamos a procedência da água?”, questiona Renata Momi Teixeira, gerente de marketing da Culligan.
A porta-voz responsável pelo alerta sobre a “água falsa” é a personagem Dona BB, que ganha, agora, o título de embaixadora da refrescância. Em uma série de seis filmes, ela chama atenção para o consumo de água em garrafas com lacre rompido e galões com plástico vencido.
“O tom satírico dos roteiros é o chamariz para a conversa séria que a marca propõe. Entendendo que a água é fonte de nutrição e hidratação, a Culligan, através da IBBL, quer liderar essa discussão chancelada pelo conhecimento de especialistas no assunto, além de décadas de pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos para melhoria da água”, afirma a gerente de marketing.
A campanha de verão foi lançada neste mês de novembro e vai durar até o carnaval de 2024. A veiculação dos filmes é 100% digital e feita através das plataformas META (Instagram e Facebook), X (antigo Twitter), YouTube e portal Uol. Podcasts, newsletters e ações com influenciadores também fazem parte da estratégia.
“A marca aproveita a estação mais quente do ano, a que mais depende do reforço da hidratação, para atribuir a falsificação à procedência duvidosa da água que ingerimos fora de casa e que pode gerar intoxicações e outras complicações à saúde. Por isso, Dona BB incentiva o cuidado e o consumo de água gelada e purificada”, completa Renata.
Com a campanha de verão, a expectativa da marca é alcançar 30 milhões de pessoas e seguir com o rejuvenescimento do público-alvo, medida que acompanha a mudança geracional do perfil consumidor decisivo no Brasil.