terça-feira, abril 30, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesETCO aborda combate ao contrabando em anúncio

ETCO aborda combate ao contrabando em anúncio

O Brasil tem jeito – e não jeitinho! Este é o mote do anúncio do ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, criado pela Giacometti Comunicação, dedicado à melhoria do ambiente de negócios no Brasil e que defende a prática de atividades legais e éticas como único caminho para o processo de real modernização nacional. O trabalho da agência para o ETCO é pro bono.

A peça, veiculada no final de março, dá início a uma campanha da instituição de combate ao contrabando. Mas a máxima adotada para a comunicação, ao recomendar o abandono do famoso “jeitinho” brasileiro, vale para o ataque a todos os desvios éticos combatidos pelo ETCO, entre eles a pirataria, a falsificação e outras ilegalidades comerciais.

“O ETCO acredita que o contrabando no Brasil tem jeito. Não jeitinho”, diz o título do anúncio. No texto da peça, o leitor confere o firme posicionamento da instituição em defesa do mercado legal no Brasil. Fica evidente ainda o compromisso de identificar, discutir e apoiar projetos que impulsionem o desenvolvimento empresarial ético no país. O anúncio está alinhado com um manifesto, recém-lançado pelo ETCO e subscrito por entidades de diversos setores, que pede às autoridades providências integradas com a sociedade civil para o desenvolvimento de um programa de combate ao comércio ilegal, envolvendo inclusive órgãos fiscalizadores.

A proposta da campanha, cujas próximas ações ainda não têm data definidas, é promover a reflexão do público sobre o vínculo entre comércio ilegal e a ação de grupos criminosos que incorrem em práticas como o tráfico de armas, munição e drogas, lavagem de dinheiro, roubo, e até sequestro e tráfico de pessoas. Considerando-se os 13 setores da economia mais impactados pelas atividades comerciais ilegais, como a pirataria e o contrabando, os prejuízos já somavam R$ 24,5 bilhões em 2012, segundo levantamento do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP). Essa cifra não considera a sonegação de impostos, perda de empregos legais e os danos à saúde dos consumidores decorrentes desses crimes comerciais.

 

Ficha Técnica:
Título: Jeitinho
Produto: Institucional
Anunciante: ETCO
Agência: Giacometti
Direção de Criação: Ricardo Miller e Doriano “Carneiro” Cecchettini
Redação: Ricardo Miller
Diretor de Arte: Doriano “Carneiro” Cecchettini
Diretora de Atendimento: Vanessa Momesso
Diretor de Planejamento: Willer Velloso
Diretor de Mídia: David Martins
Mídia: Bruna Gomes

Artigos relacionados

Novidades